Chamada de textos para dossiê 2025 “Esporte e tecnologia: pensando corpos, práticas e artefatos”

Data início: 13/12/2023Data de encerramento: 10/11/2024Local: Revista PerCursosData limite inscrição: 10/11/2024

Esporte e tecnologia

Revista PerCursos –  Faed/Udesc receberá para análise, até 10/11/2024, artigos, resenhas, entrevistas e traduções de artigos inéditos para língua portuguesa relacionadas à temática do dossiê “Esporte e tecnologia: pensando corpos, práticas e artefatos”.   

 

Enquanto fenômeno paradigmático da modernidade e que se reinventa na chamada pósmodernidade, o esporte segue influenciando e sendo influenciado pelo desenvolvimento técnico e tecnológico da sociedade contemporânea. Do consumo de espetáculos esportivos ao uso de aplicativos de celular para a prática de exercícios físicos, passando pelas mudanças na precisão de pontuação de alguns esportes ou mesmo a invenção de técnicas de melhoramento genético para incremento da performance, absolutamente tudo passa pela tecnologia. As exemplificações e considerações são abundantes e nos provocam a pensar mais profundamente na relação estabelecida entre tecnologia e esporte. À semelhança do que fez o antropólogo Marcel Mauss, propomo-nos pensar que as técnicas/tecnologias (do corpo e daquelas que nele se expressam) são construídas socialmente e os modos como usamos nossos corpos são influenciados pelas normas culturais e valores das sociedades. Assim, essa proposta busca atrair produções originais (artigos, resenhas e entrevistas) sobre esporte e tecnologia, problematizados a partir da perspectiva das Ciências Humanas e que ampliem debates recentes sobre o tema. Como linhas possíveis de contribuições, sugerimos: 

 * Corpos esportivos e novas tecnologias: realidade virtual e experiências imersivas; streaming e novas formas de consumo de esportes; novos esportes e outros corpos; novas formas de socialização via tecnologias móveis; técnicas e tecnologias na produção do corpo atlético.  

* Técnicas e tecnologias de gênero: esporte e gêneros dissidentes; tecnologias de gênero como operadoras de mudanças no esporte; sexualidade e gênero problematizados no contexto do esporte.  

* Megaeventos esportivos e tecnologias: Jogos Olímpicos e os e-sports; Jogos Paralímpicos e os implementos ultratecnológicos; Copas do Mundo de Futebol e VAR; esporte como artefato estético produzido e reproduzido pelos media.  

 

O dossiê integrará a edição do ano de 2025 e será organizado pelos professores Michelle Carreirão Gonçalves (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) e Wagner Xavier de Camargo (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP). 

 

As normas para submissão estão disponíveis na página eletrônica da revista:   

https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/about/submissions 

Veja também:
    • 27 de fevereiro de 2024

      Relacionando o esporte com as migrações

      • 26 de fevereiro de 2024

        Programação – III Seminário Online do Ludopédio

        • 21 de fevereiro de 2024

          34ª Reunião de Antropologia – GTs sobre Esporte