Chamada Dossiê (Auto)biografias no mundo dos esportes

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Local: FuLiA / UFMGData limite inscrição: 31/12/1969

As narrativas sobre a vida dos personagens mais destacados do futebol e do mundo dos esportes, como os grandes atletas, técnicos e dirigentes, assim como de personagens trágicos, pitorescos ou controversos que também fazem parte desse universo, sempre atraíram grande interesse, tanto por parte do público quanto dos estudiosos do fenômeno esportivo.

Um interesse que talvez se justifique pelo fato de que um mega espetáculo esportivo, como é o caso do futebol, é sempre mais do que um simples jogo ou prática atlética, mas um campo fértil para a elaboração de significações, identificações e projeções de nossos desejos, dilemas, alegrias e sofrimentos. Por meio da complexa rede de discursos que se desenvolve em torno do esporte, o que se desenrola dentro do campo de jogo entra sempre, de alguma forma, em relação com o que acontece fora dele. Como parte dessa rede, as (auto)biografias dos personagens esportivos são uma dessas linhas de fuga que, de diferentes maneiras, ligam o esporte e a vida, o jogo e a experiência existencial de seus aficionados. Daí, talvez, o nosso fascínio pela história do craque humilde que alcançou o estrelato apesar de todas as dificuldades, do dirigente poderoso que exerceu sua força sobre as instituições esportivas ou do simples garoto que imaginou um dia se tornar um ídolo e teve seu sonho ceifado pelas armadilhas do destino.

Neste número da revista FuLiA/UFMG, nosso objetivo é reunir trabalhos que se dediquem a refletir sobre as múltiplas possibilidades de leitura dos relatos biográficos e autobiográficos sobre personagens do mundo do futebol e dos esportes em geral, considerando suas significações, suas relações com o modo como vivemos e construímos a experiência coletiva do esporte e sua importância na constituição de nossa cultura.

Organizadores: Francisco Pinheiro (Universidade de Coimbra); Marcelino Rodrigues da Silva (Faculdade de Letras – UFMG).

Acesse a Revista FuLiA!

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha