Chamada dossiê Olhares olímpicos: os jogos em perspectiva pelas Humanidades

Data início: 11/07/2023Data de encerramento: 29/02/2024Local: FuLiA/UFMGData limite inscrição: 29/02/2024

FULIA

OLHARES OLÍMPICOS: OS JOGOS EM PERSPECTIVA PELAS HUMANIDADES

A realização da trigésima terceira edição dos Jogos Olímpicos de verão na cidade de Paris propicia novas oportunidades de investigação sobre o olimpismo para as Ciências Humanas.

Os diferentes campos das Ciências Humanas permitem olhares distintos, complementares e suplementares a respeito de temas do cotidiano. O presente dossiê objetiva reunir artigos, além de resenha, entrevista e poema sobre os esportes olímpicos, tendo ampla abordagem analítica e metodológica das ciências sociais e humanas.

O dossiê Olhares olímpicos: os jogos em perspectiva pelas Humanidades pretende reunir textos que se valem de abordagens sobre os esportes relacionados às olimpíadas, em geral, passando por aspectos como sociabilidades de atletas, staff e profissionais esportivos, bem como trabalhos que descortinem o perfil e/ou ethos dos participantes, assim como olhares sobre a cultura olímpica, pesquisas sobre formação dos atletas, além de artigos dedicados às questões relacionadas ao poder por meio das sedes, das federações, instituições e comitês olímpicos, por exemplo. Esses exemplos não limitam as abordagens aceitas no dossiê e apontamos que os trabalhos podem tratar tanto do contexto do esporte de alto rendimento, quanto da base e/ou formação de atletas e cidadãos.

O dossiê também privilegia as abordagens múltiplas em relação às suas metodologias. Abordagens de cunho etnográfico, quantitativas e qualitativas de todas as ordens serão bem-vindas com o objetivo de permitir um olhar mais completo do fenômeno olímpico.

Coorganizadores: Dr. Jimmy Medeiros (Escola de Ciências Sociais FGV-CPDOC, Brasil); Dr. Philippe Chaves Guedon (SME/RJ e Instituto Maria Quitéria, Brasil); Dr. Mauric Ntububa (Universidade de Lubumbashi, República Democrática do Congo)

Envie seu texto!

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha