Chamada para o Dossiê Futebol, língua global do século XXI

Data início: 20/12/2022Data de encerramento: 15/11/2023Local: FuLiA/UFMGData limite inscrição: 15/11/2023

FULIA

FUTEBOL, LÍNGUA GLOBAL DO SÉCULO XXI

O título da Chamada para o Dossiê estabelece um diálogo direto com o tema geral do Congresso Alemão de Lusitanistas – a data limite para o envio de propostas de comunicação para esse congresso é 30 de abril de 2023: https://www.fh-zwickau.de/lusitanistica-em-zwickau/seccoes-tematicas/seccao-3/?L=7) – e articula o enfoque sobre o futebol no âmbito e na perspectiva da língua portuguesa em sua dimensão global no século XXI. A importância do futebol no mundo da língua portuguesa é extraordinária, seja em nível das seleções nacionais (particularmente a brasileira e a portuguesa), seja em relação à presença de determinados clubes (outra vez brasileiros e portugueses) no palco internacional, e evidentemente a respeito da relevância de clubes, campeonatos e da prática futebolística em geral nos contextos nacionais e regionais, abrindo o enfoque para os países africanos de língua portuguesa e para as diásporas de língua portuguesa espalhadas pelo mundo.

De maneiras diferentes, entretanto com certas analogias produtivas, a língua portuguesa e o futebol funcionam como meio de expressão e canal de comunicação de circulação global, facilitando encontros e diálogos de pessoas e coletivos, os mais diversos intercâmbios de experiências interculturais. Mesmo que o jogo de futebol, enquanto prática, não disponha de palavras próprias, este esporte/desporto possui todo um jargão especial e articula diferentes linguagens no século XXI, oriundas da evolução histórica do esporte/ desporto e fortemente marcadas pelas inovações tecnológicas. 

O próprio jogo no campo é traduzido para as linguagens e culturas das torcidas e claques, para a sua encenação e análise midiáticas, para a sua presença cotidiana na cultura popular. Na dimensão discursiva, não somente a mídia e a imprensa transmitem as suas linguagens do futebol, pois também as artes, a literatura, o audiovisual, a filosofia e a estética contribuem com representações e reflexões cada vez mais diversificadas e complexas.

Neste eixo entre o futebol e o português enquanto “linguagens globais do século XXI”, este dossiê pretende receber artigos de diferentes ângulos interdisciplinares, um amplo leque de expressões culturais no mundo lusófono. Convidamos pesquisadoras e pesquisadores a apresentarem propostas situadas na área da cultura popular, com trabalhos dedicados à interação entre o futebol e a música, o cinema, a TV, as redes sociais, o âmbito da comunicação em geral, além de estudos do diálogo entre futebol e literatura, filosofia, historiografia ou estudos sociais e antropológicos.

Coorganizadores: Elcio Cornelsen (Universidade Federal de Minas Gerais-Brasil); Francisco Pinheiro (Universidade de Coimbra-Portugal); Marcel Vejmelka (Universidade de Mainz-Alemanha)

Envie seu texto!

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha