Futebol, Política e Sociedade no Brasil

Data início: 28/04/1600Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 10:00Horário de encerramento: 12:00Local: Curso

Data e Horário: 28/11, 05 e 12/12, sábados, das 10h às 12h
Tipo de Evento: Cursos
Local: Online
Palestrantes: Dr. Enrico Spaggiari, Dr. Marcel Diego Tonini e M.e. Max Nigro Rocha
Vetor(es): Poder, Sociedade
 

Inscreva-se aqui!

 
Tema: Relação entre Futebol, Política e Sociedade.  

Vetor: 
Sociedade; Poder
Ementa: O curso abordará, com base com base na produção acadêmica de diferentes áreas das Ciências Humanas (História, Antropologia e Sociologia), a forma como se desenvolveu a relação entre Futebol e Política ao longo do século XX no Brasil. A partir dessa perspectiva, será possível analisar e debater as práticas, discursos e controvérsias que atravessam os domínios do Futebol e da Política nessas primeiras décadas do século XXI, principalmente no que se refere às questões sobre racismo e democracia no Brasil e no mundo, muito acionadas no atual cenário de polarização político-ideológica.

Objetivos: 
O curso tem dois objetivos centrais: entender e problematizar, com base na produção acadêmica das Ciências Humanas, como se construiu a relação entre Futebol e Política ao longo do século XX no Brasil; e com base nesta discussão, analisar e debater as práticas, discursos e controvérsias que envolvem os debates sobre democracia e racismo nessas primeiras décadas do século XXI, considerando o atual cenário de polarização político-ideológica no Brasil e no mundo.
 

Formato: 3 aulas síncronas com duração de 2 horas cada
Programa de Aulas e Bibliografia Indicada: Envio por e-mail para inscritas(os) confirmadas(os). 
    Atenção: As gravações das aulas não serão compartilhadas, mesmo em caso de ausência da(o) inscrita(o).


Público Alvo:
 Graduandos(as), pós-graduandos(as), docentes, pesquisadores(as), nas áreas de humanidades, comunicação, propaganda, Educação Física, e demais interessados(as).

Carga horária:
 6 horas

Certificado:
 Carga horária de 6 horas

Investimento (à vista ou em até 03 parcelas*):
                 R$ 190,00 para Interessados em geral
                 R$ 145,00 para Docentes da Rede de Educação Básica (privada e pública)
                 *Taxas serão aplicadas para a opção de parcelamento.

Apresentação dos Docentes:
Enrico Spaggiari
Enrico Spaggiari possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Membro do GEAC-USP (Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade-USP), do LabNAU-USP (Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP) e do LUDENS-USP (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas). Fundador/editor do site Ludopédio (www.ludopedio.org.br) e integra o Conselho Editorial da Editora Ludopédio. Além disso, coordena a Coleção entreJogos da Editora Intermeios (SP).
Marcel Diego Tonini é graduado (2006) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – Campus de Araraquara). É mestre (2010) e doutor (2016) em História Social pela Universidade de São Paulo. É membro do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO-USP) e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS-USP). É um dos editores do site Ludopédio (www.ludopedio.org.br) e integra o Conselho Editorial da Editora Ludopédio.
Max Filipe Nigro Rocha é graduado e mestre em História pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, realiza pesquisa de doutorado sobre futebol e política pela USP. Editor do site Ludopédio (www.ludopedio.org.br)e pesquisador do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Fute bol e Modalidades Lúdicas) que integra pesquisadores da USP, Unicamp, Unesp e Unifesp.
Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha