GEFuT Convida – Raphael Rajão

Data início: 25/10/2021Data de encerramento: 25/10/2021Horário de início: 19:00Local: Zoom

GEFuT Convida - Raphael Rajão

O GEFuT Convida é uma roda de debates organizada desde 2009 pelo Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT – UFMG). Nossa proposta é o diálogo com pessoas de qualquer área do conhecimento relacionada ao futebol, com o objetivo de expandir as reflexões acerca de temáticas específicas, auxiliando nas pesquisas realizadas pelo grupo.

Em meio à situação emergencial que vivemos, a possibilidade de transpor a atividade para o meio online tornou-se a única forma de sua continuidade neste momento. Os encontros via plataforma de reuniões nos possibilita, ampliar o público alcançado para a comunidade externa à UFMG, transformando o GEFuT Convida em um ciclo de palestras com o objetivo de fomentar o debate sobre os estudos do futebol no que estes tocam as experiências de lazer e relações sociais em diversas localidades do Brasil.

Nosso terceiro encontro de 2021 vai acontecer na segunda-feira, dia 25/10. Receberemos o historiador Dr. Raphael Rajão Ribeiro para uma fala sobre Futebol e História, a partir de sua recém defendida tese de doutorado, que se articulará em três momentos: percurso da pesquisa, avaliando as escolhas temáticas e as opções empíricas adotadas; enquadramento teórico, apontando o diálogo com outras áreas do conhecimento e com discussões teóricas que extrapolam o futebol; rendimentos analíticos, com o destaque para algumas discussões que a tese traz e as possibilidades de desdobramentos de pesquisas.

Esse encontro acontecerá no dia 25/10, ás 19h, via Zoom e o endereço será enviado para os inscritos no dia do evento.

Raphael Rajão – Doutor em História, Política e Bens Culturais pela Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC, é historiador no Museu Abílio Barreto, em Belo Horizonte. Membro do FULIA – Núcleo de Estudos sobre futebol, linguagens e artes na FALE/UFMG. Possui pesquisas em História do Esporte, História Urbana e Patrimônio Cultural, atualmente se dedica a investigar o futebol de várzea de Belo Horizonte. É autor de “A bola, as ruas alinhadas e uma poeira infernal: os primeiros anos do futebol em Belo Horizonte (1904 – 1921)”, Editora Multifoco, 2018.

Inscreva-se!

 

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha