História do Esporte e das Práticas Corporais: memórias e fontes orais

Data início: 06/10/2021Data de encerramento: 08/10/2021Data limite inscrição: 29/08/2021

XIII Encontro Regional Nordeste de História Oral: Práticas antirracistas e narrativas inclusivas

Sobre o evento

O tempo presente vem apresentando desafios imprevistos para o exercício da profissão das historiadoras e dos historiadores, seja em âmbito do ensino, da pesquisa e do diálogo social de maneira ampla. A experiência da pandemia do novo coronavírus se impôs, acompanhada das ameaças aos regimes democráticos, do acirramento das desigualdades sociais e da ampla visibilidade dos processos históricos de racismo e das lutas antirracistas, reposicionando, assim, o trabalho historiográfico. Diante deste cenário doloroso e de perdas inestimáveis, a Associação Brasileira de História Oral, por meio da Seção Regional Nordeste, se  solidariza com as famílias enlutadas pela covid-19. 

Desde a reflexão teórica à prática metodológica de tratamento dos documentos nos arquivos e à escrita, a História volta a reivindicar sua filiação aos testemunhos do passado para enfrentar todas as formas de negacionismo e seus usos políticos.

Reafirma também seu posicionamento crítico e seu caráter dialógico e convida a comunidade historiadora a participar do XIII Encontro Regional Nordeste de História Oral, que terá como tema “Práticas antirracistas e narrativas inclusivas” e será realizado entre 6 e 8 de outubro de 2021, em modalidade virtual.

A História Oral se consolida, nessa conjuntura, enquanto espaço de escuta ética e epistemológica atenta às narrativas e as formas de conhecimento dos grupos e movimentos sociais que têm lutado por justiça, memória, reparação e direitos.


ST 06 – HISTÓRIA DO ESPORTE E DAS PRÁTICAS CORPORAIS: MEMÓRIA E FONTES ORAIS

Coordenação: Caio Lucas Morais Pinheiro (Doutor em História
UFRGS/Professor UECE – FECLESC/ SEDUC-CE)

Resumo: O presente simpósio temático tem como objetivo promover um espaço de debates e de compartilhamento de pesquisas que proponham os esportes e as práticas corporais como objeto de investigação. À vista disso, o simpósio abrange, por meio das fontes orais, a multiplicidade de estudos que envolvem as dimensões políticas, culturais, econômicas e sociais dos esportes e das práticas corporais: das competições de alto rendimento aos diversos usos corporais. De tal modo, este espaço contempla comunicações de pesquisas que mobilizam olhares de gênero, de raça e de classe em torno de sujeitos e de grupos sociais em diferentes contextos. Assim, considerando as relevantes iniciativas realizadas nas últimas décadas que fomentam a produção de trabalhos na área, este simpósio temático se insere nessa esteira à luz dos recentes debates relacionados aos esportes, torcidas, comunicação e mídias.

Bibliografia:
ALBERTI, Verena. História Oral e a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, 1989.
BOURDIEU, Pierre, “Como é possível ser esportivo” In: ______. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. pp. 136-153.
FERREIRA, Marieta de M; AMADO, Janaína. (Org.) Usos & abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1996.
GIGLIO, Sérgio Settani; PRONI, Marcelo Weishaupt. O futebol nas ciências humanas no Brasil / organização: Sérgio Settani Giglio e Marcelo Weishaupt Proni. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.
GUAZZELLI, Cesar Augusto Barcellos et al. (Orgs.) À sombra das chuteiras meridionais: uma História Social do futebol (e outras coisas…) [recurso eletrônico] / Cesar Augusto Barcellos Guazzelli et al. (Orgs.) — Porto Alegre, RS:
Editora Fi, 2021.
HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de; ALVITO, Marcos. Dossiê: Futebol e Narrativas Orais. Esporte e Sociedade. Rio de Janeiro, n.21, 2013.
MELO, Victor Andrade de; DRUMOND, Maurício; FORTES, Rafael; SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia. Pesquisa histórica e História do esporte. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013.

Coordenador:
Currículo resumido: Caio Lucas Morais Pinheiro, natural da cidade de Fortaleza, é doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É autor dos livros “O futuro das torcidas: das charangas à onda antifascista no Brasil (no prelo)” e “A profissionalização do futebol cearense: história e memória e organizador da obra “Olhares para a profissionalização do futebol: análises plurais”.

Caio Lucas Morais Pinheiro

 

Inscreva-se!

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha