História do Esporte e das Práticas Corporais: Narrativas Orais e Memória

Data início: 29/04/4000Data de encerramento: 29/04/6800Local: FAFICH/UFMG – Campus PampulhaData limite inscrição: 31/12/1969

historiaoral

st1 st2

Coordenadores: Bernardo Borges Buarque de Hollanda (CPDOC-FGV), Raphael Rajão Ribeiro (CPDOC-FGV)

Resumo: Este Simpósio Temático tem por objetivo reunir trabalhos que investiguem os esportes e as práticas corporais por meio de fontes orais. Ao adotar uma perspectiva abrangente da oralidade, espera-se abarcar não apenas as modalidades atléticas inseridas nos contextos de competição espetacularizada ou de alto rendimento, mas também a variedade de práticas físicas e culturais que se apropriam dos usos do corpo, a exemplo da capoeira, da dança e do ioga. Os esportes, tais como os conhecemos hoje, resultam de processo histórico moderno, razão pela qual muitos de seus estudos têm recortes temporais recentes e encontram nas narrativas orais uma de suas fontes oportunas de interlocução. São múltiplos os atores desse universo cujos registros orais podem ser mobilizados: praticantes, espectadores, torcedores, instrutores, técnicos, jornalistas, árbitros, dirigentes, gestores públicos, etc. Com base nessa observação, este ST recebe trabalhos que compreendem os esportes em sua dimensão amadora ou em seu espectro profissional, à luz do que Pierre Bourdieu (1983, 1990) definiu como “campo esportivo”. Pesquisas sobre atividades jornalísticas, educacionais e de políticas públicas relacionadas a esse universo são de igual maneira esperadas. Se já há expressiva área de investigação dedicada ao tema, a realização deste ST permitirá enfatizar a existência de trabalhos alicerçados nas narrativas orais, com potenciais rendimentos analíticos ao conceito de memória. Trata-se, pois, de uma oportunidade para a reflexão coletiva sobre as contribuições teórico-metodológicas que a adoção de fontes não-escritas – entrevistas, depoimentos, testemunhos – enseja para o debate mais amplo de uma historiografia dos esportes no Brasil contemporâneo.

Bibliografia básica:

ALBERTI, Verena. História Oral e a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Como é possível ser esportivo? In: Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Ed. Marco Zero Limitada, 1983, p. 136-153.

BOURDIEU, Pierre. Programa para uma sociologia do esporte. In: Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990. p.207-220.

FERREIRA, Marieta de M; AMADO, Janaína. (Org.) Usos & abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1996.

HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de; ALVITO, Marcos. Dossiê: Futebol e Narrativas Orais. In: Revista Esporte e Sociedade. Rio de Janeiro, n.21, 2013.

MELO, Victor Andrade de; DRUMOND, Maurício; FORTES, Rafael; SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia. Pesquisa histórica e história do esporte. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013.

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha