História e Futebol: debates acadêmicos sobre um esporte global

Data início: 13/03/2023Data de encerramento: 20/11/2023Local: Revista CaliandraData limite inscrição: 20/11/2023

HISTÓRIA E FUTEBOL: DEBATES ACADÊMICOS SOBRE UM ESPORTE GLOBAL  

HISTÓRIA E FUTEBOL: DEBATES ACADÊMICOS SOBRE UM ESPORTE GLOBAL

Com origem elitista na Inglaterra do século XIX, o futebol logo caiu no gosto popular e foi transformado em um esporte global reunindo milhares de adeptos e multidões. Hoje, é uma das mais destacadas manifestações culturais de nosso mundo. Por essa grandiosidade carrega apropriações e contradições ao longo dos anos, sendo possível diversas interpretações a partir dele e em torno dele.

Nas duas últimas décadas vivenciamos um crescimento – quantitativo e qualitativo – das produções acadêmicas sobre futebol. São incontáveis monografias, dissertações e teses que analisam o futebol a partir de diferentes abordagens teóricas e metodológicas. Se antes havia alguns poucos trabalhos que olhavam apenas para o futebol profissional – e masculino -, hoje podemos dizer que os trabalhos exploram os mais diferentes tipos de futebóis – do futebol de mulheres ao futebol adaptado, passando pelo futebol de várzea, de base, operário e indígena, do futebol da comunidade LGBTQIAP+, até manifestações políticas das torcidas, ou mesmo de clubes amadores com posicionamentos políticos muito claros. Apesar disso, o espaço cedido ao futebol no interior das investigações acadêmicas, especialmente no Brasil, é bastante restrito. Mesmo com esses avanços citados, há muito que percorrer ainda.

Por isso o presente dossiê busca receber trabalhos em História, em diálogo com as produções das demais Ciências Humanas, que tratam o futebol em diversas temporalidades e vieses, seja no âmbito social, cultural, político e econômico, abarcando estudos de caso, balanços bibliográficos e análises das mais variadas, como o seu processo de popularização, seus recortes de gênero, raça e classe, sua capacidade de mobilidade social, pujança econômica e influência política, a relevância de campeonatos, clubes e atletas específicos, além de memórias e representações a partir deste esporte.

 

Referências Bibliográficas

CAMPOS, Flavio de; ALFONSI, Daniela. Futebol objeto das Ciências Humanas. São Paulo: Leya, 2014.

DAMO, Arlei Sander. Do dom à Profissão: a formação de futebolistas no Brasil e na França. São Paulo: Aderaldo & Rithschild Ed., Anpocs, 2007.

FIGOLS, Victor de Leonardo. O lugar do futebol nos simpósios da associação nacional de história (ANPUH): um balanço de 1961 a 2017.. Revista Hydra, v. 3, p. 9-73, 2018.
https://periodicos.unifesp.br/index.php/hydra/article/view/9084/6617

FRANCO JUNIOR, Hilário. A dança dos deuses: futebol, sociedade e cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GASPAR, Lúcia; BARBOSA, Virginia. O futebol brasileiro, 1894 a 2013: uma bibliografia. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Ministério do Esporte, 2013.

GIGLIO, Sérgio Settani; SPAGGIARI, Enrico. “A produção das ciências humanas sobre futebol no Brasil: um panorama (1990-2009)”. Revista de História. São Paulo, n. 163, p. 293-350, 2010.

GIGLIO, Sérgio Settani; PRONI, Marcelo Weishaupt. (Orgs.). O futebol nas ciências humanas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

GIULIANOTTI, Richard. Sociologia do futebol: dimensões históricas e socioculturais do esporte. São Paulo: Nova Alexandria, 2002.

GIULIANOTTI, Richard; ROBERTSON, Roland. Globalization & Football. Londres: SAGE Publications, 2009.

HOLANDA, Bernardo Buarque de; FONTES, Paulo (orgs.). Futebol e Mundos do trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Eduerj, 2021.

LOPES, José Sérgio Leite; MARESCA, Sylvain. A Morte da ‘Alegria do Povo’. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: 1992, v.20. p.113-134.

LOPES, José Sérgio Leite; MARESCA, Sylvain. Classe, etnicidade e cor na formação do futebol brasileiro. In: BATALHA, Cláudio; SILVA, Fernando Teixeira da; FORTES, Alexandre (Orgs.). Culturas de classe: identidades e diversidade na formação do operariado. Campinas: Ed. Unicamp, 2004. p.121-163.

MASCARENHAS, Gilmar. Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo Futebol. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.

MELO, Victor Andrade de. [et. al.]. Pesquisa histórica e história do esporte. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013.

MURRAY, Bill. Uma história do futebol. São Paulo: Hedra, 2000.

PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Footballmania: uma história social do futebol no Rio de Janeiro (1902-1938). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

Enviar submissão!

 

Veja também:
    • 23 de maio de 2024

      Palestra com Aira Bonfim – Futebol feminino no Brasil

      • 23 de maio de 2024

        164ª Reunião do Memofut

        • 20 de maio de 2024

          RIFA DE LIVROS de futebol para ajudar o Rio Grande do Sul