Jornada do Patrimônio 2023 – Futebol

Data início: 19/08/2023Data de encerramento: 20/08/2023Local: São Paulo

Confira a programação de roteiros, conversas e cursos sobre futebol!

Jornada patrimônio 2023

 

COMPLEXO DO PACAEMBU: Arte, Sociedade & Identidade Esportiva Brasileira
19/08 – 10h – Catracas da estação de Metrô Clínicas – AV. Dr. Arnaldo, 555 – Pinheiros
Roteiro Cultural
Responsável: Welkson Exaltação de Souza

A proposta é uma imersão histórico-social com recortes e narrativas que nos levam a conhecer e lembrar de ícones, fatos, lugares e contextos relevantes para a história do futebol paulista, brasileiro e até mundial. Dos primórdios como um esporte elitista e eugenista, aos processos cronológicos da popularização por meio do “futebol de várzea” e da consagração de jogadores que quebraram tais preconceitos e tornaram o esporte como fator de combate ao racismo e inclusão social.

Inscrição: Plataforma Sympla: sympla.com.br/spdagaroa
Vagas: 20
Classificação indicativa: livre
Duração: 1h30

 

Esquecimento e memória – Futebol-arte durante a ditadura no Brasil
19/08 – 11h – Museu do Futebol – Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu
Conversa
A conversa busca compreender a relação entre o futebol-arte e a ditadura no Brasil durante a década de 70 e 80, analisando como o regime ditatorial utilizou o futebol-arte como instrumento de propaganda do regime.
Inscrição: [email protected]
Classificação:Livre
Duração: 1h30

 

Pacaembu: a casa do futebol paulista
19/08- 16h – Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) – Praça Charles Miller, s/nº – Pacaembu
Conversa
Responsável: Leandro Watanabe

O estádio do Pacaembu é um verdadeiro palco de histórias e memórias do bairro. Completando 83 anos em abril de 2023, ele é um patrimônio que desperta paixão em todos os amantes de futebol. Inaugurado em 1940, o Pacaembu foi o maior estádio do Brasil até a construção do Maracanã. Além de receber grandes jogos, o estádio abrigou eventos diversos, como missas e shows internacionais. Atualmente, o Pacaembu é a casa do Museu do Futebol, que conta a história desse esporte tão amado pelos brasileiros. O Pacaembu é um verdadeiro monumento que une o esporte, a cultura e a paixão de milhares de pessoas ao longo dos anos. Faremos, então, uma conversa sobre essas histórias que fizeram parte do estádio do Pacaembu, suas estruturas (Concha acústica e Tobogã) e a relação com a Praça Charles Miller.

Inscrição via Whatsapp: (11) 979645350
Vagas: 10
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 1h

 

FUTEBOL NA PRAÇA DA SÉ: as origens do Trio de Ferro se encontram no Marco Zero, por Charles Miller
19/08 – 15h – Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) – Praça Charles Miller, s/nº – Pacaembu
Conversa
Responsável: Sérgio Miranda Paz

“Marco Zero” de São Paulo, a Praça da Sé tem íntima ligação com os três times que formam o “Trio de Ferro” do futebol paulistano: o Corinthians (de 1910), o Palmeiras (de 1914) e o São Paulo (de 1930). Numa conversa sobre a praça, com pitadas de bom humor, Charles Miller, o introdutor do futebol na cidade, irá relatar detalhes e curiosidades de três fatos importantes ligados às origens desses times, que, por coincidência, lá aconteceram.

Inscrição: No local, 30 minutos antes
Vagas: 30
Classificação indicativa: livre
Duração: 1h

 

Diálogos em campo: o futebol na literatura brasileira
20/08 – 10h – Av. Paulista, 1578 – Bela Vista
Responsável: Emerson Antonio Lazaro Prata

Entramos em campo com uma verdadeira seleção de craques quando o assunto é escrever, narrar, fantasiar e trazer as mais variadas abordagens sobre o futebol. Em nossa peleja, o objetivo é dialogar sobre as produções literárias apresentadas e falar sobre o peso e importância que o futebol possui em nossa história contemporânea. Um encontro com nossa cultura através de mãos habilidosas versando sobre pés habilidosos.

Inscrição: No local, com 15 minutos de antecedência
Vagas: 20
Classificação indicativa: 12 a 16 (acompanhado dos pais)
Duração: 1h30

 

Lazer na Várzea do Bom Retiro
20/08 – 10h – Praça Embaixada Nordestina – Endereço: Rua Vila do Conde, 70 – Bom Retiro
Roteiro Cultural
Responsável: Ana Regina Gagliardo Adeve

A Várzea do Bom Retiro historicamente é um local de lazer, desde meados do século XX foi ocupada por diferentes grupos que encontram nesse espaço uma oportunidade de praticar o ócio e a sociabilidade. Recuperar essa história e entender como a várzea segue como esse lugar de acolhida é fundamental.
Entender a Várzea como espaço de lazer e com papel importante no desenvolvimento da cidade.
Trabalhar o Futebol de Várzea e temas correlatos, como: “surgimento” do futebol; clubes de elite x clubes de várzea; amadorismo x profissionalismo; denominação “de Várzea”; especulação imobiliária e crescimento da cidade.
Percurso: Praça Embaixada Nordestina / Nacional do Bom Retiro / Anhanguera / Gaviões da Fiel / Centro de Esportes Radicais / Ginásio de Sumô Mie Nishi / Estádio Municipal de Beisebol “Mie Nishi”.

Inscrição via e-mail: [email protected]
Vagas: 20
Classificação indicativa: livre
Duração: 2h

 

Praça Roosevelt: de velódromo da elite a praça de todas as tribos
20/08 – 10h – Cine Bijou – Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação
Roteiro Cultural
Responsável: Denize Aparecida Bacoccina

A Praça Roosevelt é muito conhecida pela sua diversidade, de públicos e de atividades. Ali se juntam skatistas, casais de namorados, grupos de amigos, alunos de teatro ensaiando suas peças, além de moradores com cachorros e os frequentadores dos bares. É um lugar com muita história, e que está sempre em transformação. Nos anos 1960, o Cine Bijou e a Bossa Nova colocaram o lugar no mapa cultural da cidade. Uma tradição que persiste até hoje, com três teatros, duas escolas de teatro e um cinema em apenas um quarteirão. Até hoje existe o bar onde Elis Regina contou pela primeira vez na cidade. Mas antes da cultura esse espaço já fazia história. O local onde está a praça hoje foi um velódromo no fim do século 19 e, com a chegada do futebol ao Brasil, foi construído ali o primeiro estádio de futebol da cidade.
Vamos fazer um passeio na praça e arredores contando as histórias da praça que está nas memórias de tanta gente e que hoje é um espaço de diversidade.
O roteiro será conduzido pela jornalista Denize Bacoccina, cofundadora da plataforma A Vida no Centro.

Inscrição: No local, com meia hora de antecedência
Vagas: 30
Classificação indicativa: livre
Duração: 1h30

 

Futebol na Praça da Sé: as origens do Trio de Ferro se encontram no Marco Zero, por Charles Miller
20/08 – 11h – Marco Zero – Praça da Sé
Roteiro Cultural
Responsável: Sérgio Miranda Paz

“Marco Zero” de São Paulo, a Praça da Sé tem íntima ligação com os três times que formam o “Trio de Ferro” do futebol paulistano: o Corinthians (de 1910), o Palmeiras (de 1914) e o São Paulo (de 1930). Num passeio pela praça, com pitadas de bom humor, Charles Miller, o introdutor do futebol na cidade, irá relatar detalhes e curiosidades de três fatos importantes ligados às origens desses times, que, por coincidência, lá aconteceram.

Inscrição: No local, com meia hora de antecedência
Vagas: 20
Classificação indicativa: livre
Duração: 1h

 

Roda de Samba – Histórias e Memórias da Vila São Pedro
20/08 – 14h – Casa de Cultura Municipal Hip Hop Sul – Rua Santana, 201 – Santo Amaro
Conversa
Responsável: Rodrigo Moura Ribeiro

A Comunidade Samba da Vila São Pedro foi fundada em 2018 na Casa de Cultura Hip Hop Sul inspirada pelo movimento paulistano das comunidades de samba, em especial o Samba da Vela. Desde o princípio, os trabalhos da comunidade iam além do samba, buscando reconhecer e valorizar quem veio antes, realizando trabalhos de pesquisas e registros sobre o território e também realizando ações sociais em parceria com o time de futebol Vila São Pedro. Nessa conversa serão exibidos documentários realizados pelo coletivo intercalando com falas explicativas sobre o projeto e ao final será realizada uma roda de samba.

Inscrição via whatsapp: (11) 95072-6101
Vagas: 30
Classificação indicativa: livre
Duração: 3h

 

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha