Lançamento do livro “As pioneiras pedem passagem”

Data início: 29/06/2023Data de encerramento: 29/06/2023Horário de início: 19:00Local: Canal do Ludopédio

Depois de uma pausa, o Ludopédio está de volta abrindo as portas para um momento muito especial. Silvana Goellner e Juliana Cabral, militantes e investigadoras da memória do futebol de mulheres, apresentam a mais nova parceria da Editora Ludopédio.

As pioneiras do futebol pedem passagem: conhecer pra reconhecer” será enfim apresentado aos leitores, ouvintes e “assistidores” do Ludo. A obra organizada pela dupla do #PorOutroFutebol de Mulheres é um marco.

O livro tem como objetivo resgatar a memória das mulheres que iniciaram uma dura jornada de luta por espaço no esporte após o fim da proibição das mulheres no futebol. O que? Você ainda não sabia dessa realidade?

Bom, se esse é o seu caso, essa live é imperdível. Como diz o título do livro, é preciso “conhecer pra reconhecer”. E nada melhor do que ouvir (na live) e, fundamentalmente, ler as histórias contadas pelas próprias protagonistas desse momento da história.

Sim. A live vai contar com a presença das ex-jogadoras da seleção Solange Bastos (que ainda conta grande experiência no treinamento de equipes na Bahia) & Patrícia Meneses ( que esteve à frente do Aliança Futebol de Goiânia há mais de trinta anos).

A participação de Solange e Patrícia não é apenas um gesto simbólico e representativo. O lançamento desse livro é resultado de um trabalho coletivo de narração de histórias de 13 mulheres que (sobre)viveram aos anos de proibição e seguiram adiante dentro do esporte.

Relatos potentes de ex-jogadoras de seleção, treinadoras e formadoras de atletas que compõem uma obra que honra a todos que se dedicam a estudar e pensar o futebol de outra maneira.

A live começa na próxima quinta, 29/06, a partir das 19h!

* “As pioneiras do futebol pedem passagem: conhecer pra reconhecer” integra o projeto de extensão “Futebol e Mulheres – Conhecer pra Reconhecer” (ESEFID/UFGRS). Agradecemos à profa. Silvana Goellner pelo privilégio de hospedar no selo Ludopédio essa obra tão necessária.

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha