Memórias Esportivas Brasileiras

Data início: 09/04/2024Data de encerramento: 10/09/2024Horário de início: 19:00Horário de encerramento: 21:00Local: Centro de Pesquisa e Formação do SescData limite inscrição: 09/04/2024

Memórias Esportivas Brasileiras

Programa

A proposta da pesquisa e mapeamento é reunir e formar pesquisadores interessados no tema e nos aproximarmos dos representantes de coleções das diversas regiões do país. Inicialmente, com o objetivo de compreender “o estado da arte” — isto é, o panorama dos lugares de memórias esportivas. Buscamos entender quem são esses representantes, onde e de que maneira atuam, e, sobretudo, qual conteúdo estão preservando.

O formato será por meio de encontros coletivos virtuais (plataforma Zoom), tendo como referência a construção de um questionário básico que será aplicado por meio dos participantes do curso, ganhando um alcance nacional e possibilitando, como desfecho, um ciclo para apresentar os processos, o mapeamento e, por fim, um diagnóstico desses acervos.

Tem como objetivos:
1) formar os participantes inscritos como pesquisadores através da iniciação ao tema da salvaguarda da memória esportiva no Brasil;
2) a criação de survey e aprofundamento da metodologia de pesquisa de levantamento;
3) exercício da aplicação de questionário à distância;
4) criação de um mapeamento inicial (digital e impresso) do espalhamento da memória esportiva do Brasil;
5) produzir uma pesquisa e reflexões autoria coletiva.

E terá a seguinte dinâmica:
a) condução de nove encontros remotos, semanais e quinzenais com 2h/cada, realizados entre os pesquisadores inscritos;
b) tabulação e análise;
c) mapas: apresentação de mapas georreferenciáveis a partir dos locais mapeados pela pesquisa.
d) encontro presencial final no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo para divulgação dos resultados da pesquisa.

Mesmo sendo o esporte uma marca importante da identidade brasileira, os arquivos esportivos ainda não são prioridades nas estruturas esportivas brasileiras. Em geral, elas sofrem com a falta de preservação, divulgação, organização e apoio financeiro por parte dos órgãos representativos das mais diversas modalidades no Brasil.

Nesse sentido, visto a importância e, sobretudo, as potencialidades que podem gerar a partir de um mapeamento diverso sobre os lugares de memórias e acervos vinculados aos esportes, entendemos ser fundamental a construção de uma rede que possa conectar todos esses núcleos com o intuito de promover um diagnóstico sobre esta estrutura.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 1/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail [email protected]

A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail [email protected], justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: [email protected]

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Enrico Spaggiari

Enrico Spaggiari

Mestre e doutor em Antropologia Social pela USP. Fundador e editor do Ludopédio.
(Foto: Acervo Pessoal)

Aira Bonfim

Aira Bonfim

Mestre em História, Política e Bens Culturais pela FGV.
(Foto: Acervo Pessoal)

Andresa Caravage de Andrade

Andresa Caravage de Andrade

Doutora em Terapia Ocupacional pela UFSCar. Bacharel em Ciências da Atividade Física pela Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atua como pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Patrícia Dini

Patrícia Dini

Mestre em Educação: Currículo (PUC-SP). Especialista em História da Arte e da Cultura (IA-UNESP). Especialista em Dinâmica Organizacional e Liderança (FGV). Especialista em Gerência e Administração (BSP). Licenciada em Educação Física (EEF-USP). Pesquisadora no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ana Carolina Toledo

Ana Carolina Toledo

Bacharel em Esporte e em Marketing pela USP. Mestra em Artes, com pesquisa nos signos ancestrais das danças pélvicas negras, pelo IA UNESP. Pesquisadora no Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP. Pesquisa epistemologia em Educação Física a partir de fundamentos das corpo-oralidades negras. Co-autora do livro “Racismo e Esporte no Brasil: um panorama crítico e propositivo”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ricardo Santos

Ricardo Santos

Doutor, especialista em história do esporte UFRJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Philippe Guedon

Philippe Guedon

Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, mestre pelo mesmo programa, cientista político e historiador.
(Foto: Acervo Pessoal)

Jane Eire Piego

Jane Eire Piego

Antropóloga e educadora, atualmente integra a equipe da Gerência de Estudos e Desenvolvimento do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Alberto Luiz dos Santos

Alberto Luiz dos Santos

Doutor em Geografia (USP), pesquisador em Geografia Urbana e Patrimônio Cultural, atualmente se dedica ao mapeamento de referências culturais relacionadas às práticas esportivas”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Felipe Sabino da Silva

Felipe Sabino da Silva

Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo. Integra a equipe do Sesc Memórias e da Gerência de Estudos e Desenvolvimento (Sesc SP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Felipe Andrade Batista

Felipe Andrade Batista

Historiador formado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo. Integrante da equipe do Sesc Memórias e da Gerência de Estudos e Desenvolvimento (SESC SP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Camila Vitale

Camila Vitale

Graduada em História (EFLCH-UNIFESP), com especialização em Memória e Patrimônio pela mesma instituição. Integra a equipe do Centro de Memórias e da Gerência de Estudos e Desenvolvimento (Sesc SP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

09/04/2024 a 10/09/2024

Dias e Horários

9/4/2024 a 25/6/2024
e 10/9/2024.

Terças, 19h às 21h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 1/3, até o dia 9/4.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

 

Grátis

 

 Inscreva-se agora

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha