Palestra: Fenômeno das Torcidas como rituais de intensidade

Data início: 19/09/2022Data de encerramento: 19/09/2022Horário de início: 10:00Local: UNIANDRADE Campus Santa Quitéria

Palestra: Fenômeno das Torcidas como rituais de intensidade

A palestra “O fenômeno das torcidas como rituais de intensidade” é uma promoção do Programa de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária  e da Graduação em Educação Física da UNIANDRADE. O evento foi idealizado pelos professores: 

Greicy Pinto Bellin (Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária/ UNIANDRADE)
Leonardo Farah (Graduação em Educação Física/UNIANDRADE)
Gelson Pellegrini (Engenharias/UNIANDRADE) 

 

Ementa:

O futebol tem sido, ao longo de muitos anos, um dos esportes mais apreciados do Brasil. Quem não se emocionou com a vitória da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994, ou com o pentacampeonato de 2002? E quem não se entristeceu diante da derrota de 7 a 1 na partida contra a seleção da Alemanha?

Percebe-se que o futebol se configura, em nosso país, como um verdadeiro ritual de intensidade no qual as torcidas desempenham um papel primordial. Discussões recentes na mídia continuam problematizando a questão da violência nas torcidas organizadas, apontando para vários aspectos relacionados à sua recorrência em um ambiente que deveria, pelo menos em tese, envolver apenas diversão e relaxamento para todos os envolvidos.

Hans Ulrich Gumbrecht, professor emérito de Stanford e autor do livro Crowds: Stadiums as Rituals of Intensity, argumenta que as torcidas são capazes de formar um campo caracterizado por uma consciência coletiva que se torna cega e não distingue entre bem e mal, o que possibilitaria o surgimento não apenas da própria violência, mas de demais comportamentos inesperados da parte dos torcedores.

Isso explicaria o motivo pelo qual pessoas extremamente pacíficas têm os seus comportamentos completamente transformados em meio a torcidas organizadas, as quais possuem um ritmo e são capazes de gerar momentos de intenso delírio e emoção.

A presente palestra se direciona a vários profissionais da área e demais interessados tanto em futebol quanto no fenômeno das torcidas como rituais de intensidade. Uma das finalidades do evento é colaborar para desconstruir a ideia de que o futebol e os esportes em geral possuem uma finalidade meramente recreativa e/ou financeira, mostrando que eles são catalisadores de momentos capazes de ficarem registrados para sempre na memória de seus espectadores.

Informações importantes:

Data: 19 de setembro de 2022
Horário: 10h
Local: auditório UNIANDRADE Campus Santa Quitéria – R. João Scuissiato, 001.
Vagas: 50 vagas (presencial) 50 vagas (transmissão online no YouTube em link fechado)
Taxa de inscrição: R$25,00 (alunos da UNIANDRADE) e R$50,00 (participantes externos).
Certificado: 5h Complementares

Inscrições de mais informação:
https://www.sympla.com.br/evento/palestra-fenomeno-das-torcidas-como-rituais-de-intensidade/1646865

Veja também:
    • 30 de novembro de 2022

      Fútbol, Futebol, and Nation

      • 29 de novembro de 2022

        Chamada para publicação | Futebol e sociedade

        • 17 de novembro de 2022

          Sesc São Paulo promove segunda edição do Mundial de Playlists