Segunda Conferência Internacional PSA Sport & Politics Group – “Sport, Power and Politics: the challenges in a changing global structure”

Data início: 16/06/2022Data de encerramento: 17/06/2022Local: Universidade de AveiroData limite inscrição: 17/04/2022

PSA Sport & Politics Group

Universidade de Aveiro realiza a segunda Conferência Internacional da PSA Sport & Politics Group

Com o apoio da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) e em parceria com o Museu Futebol Clube do Porto e o FC Porto Football Sciences Institute, o Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT), da Universidade de Aveiro, vai realizar a Segunda Conferência Internacional da PSA Sport & Politics Group – “Sport,Power and Politics: the challenges in a changing global structure”. O evento ocorre nos dias 16 a 18 de junho de 2022, sendo nos dias 16 e 17 no DCSPT-UA e no dia 18 nas instalações do FC Porto (Tour FC Porto: Museu + Estádio). O prazo para a submissão de resumos é 17 de abril, 2022. São aceitos resumos em inglês e em português. 

O DCSPT tem investido no estudo e na investigação do desporto, e por isso fomentado a linha de investigação em Desporto, Poder e Políticas Públicas (SP3), que em 2019 promoveu dois seminários internacionais. Embora ainda seja uma área de investigação incipiente no departamento, a organização desta conferência internacional, em cooperação com uma associação da importância da Political Studies Association’s Sport and Politics Specialist Group, é extremamente significativa. Ao que se soma a agora anunciada parceria com o FC Porto. 

Ainda no âmbito das colaborações, a revista Frontiers in Sports and Active Living vai publicar uma edição especial intitulada “Sport, Power and Policies”, com a seleção de alguns artigos completos. Além disso, a prestigiosa editora Routledge vai oferecer £200 em prémios (em compras de livros) para a nossa conferência. Serão dois prémios de £100 cada, ambos para as melhores apresentações: um para investigador sénior e outro para investigador júnior. A Câmara Municipal de Aveiro também vai apoiar a conferência, no que toca aos aspetos culturais. Haverá, por exemplo, uma visita guiada ao Museu de Aveiro / Santa Joana. 

Tendo como propósito uma maior troca de conhecimentos, a conferência vai contar com os seguintes keynote speakers: o professor Richard Giulianotti da Loughborough University (autor de livros como ‘Sociologia do Futebol’, ‘The Handbook of the Sociology of Sport’ e ‘Policing the London 2012 Olympics’, além de co-autor de ‘Football and Globalization’); o sociólogo e jornalista Pippo Russo, da Universidade de Florença (autor de ‘A Orgia do Poder’, sobre o português Jorge Mendes); o historiador Flávio de Campos, coordenador do LUDENS e professor da Universidade de São Paulo; a professora Stacey Pope, da Universidade de Durham, autora do livro ‘The Feminization of Sports Fandom: A Sociological Study’; e ainda haverá um representante do FC Porto, cujo nome ainda vai ser confirmado pelo clube. 

Os resumos, de até 300 palavras, devem ser submetidos ao email [email protected] até 17 de abril de 2022. Toda a informação relevante está no website da conferência: https://www.ua.pt/govcopp/page/26538

Veja também:
    • 20 de julho de 2022

      Seminário Mulheres do Futebol

      • 20 de julho de 2022

        Lançamento do livro Plumas, arquibancadas e paetês: uma história da Coligay

        • 20 de julho de 2022

          Curso de extensão Futebol, Mídia e Sociedade