Simpósio Memórias, Acervos e Histórias do Esporte no Brasil

Data início: 01/03/2024Data de encerramento: 01/03/2024Horário de início: 14:00Horário de encerramento: 21:00Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc

Simpósio memórias, acervos e histórias do esporte no Brasil

Programa

A prática esportiva envolve diversas modalidades e maneiras de organizações, exemplos são os formatos variados dos clubes, dos conjuntos poliesportivos e das equipes amadoras e profissionais existentes no Brasil. Muitos desses espaços esportivos seguem uma trajetória de décadas na formação e na prática de atividade(s) recreativas e/ou competitivas. Nesse contexto, certamente, se tornam lugares de memória importantes para pessoas, regiões, coletivos etc. Daí, aparece uma questão importante: quais desses lugares de esportes preservam suas memórias?

Nesta questão, o projeto “Pesquisa e Mapeamento – Memórias Esportivas Brasileiras” tem no seu foco conhecer, revelar e mapear de maneira quantitativa, de abrangência nacional, quais são os lugares hoje que fazem o trabalho de preservação e memória do esporte. Será um trabalho ao longo dos meses desse ano, estabelecendo um estudo da concepção e trabalho destes lugares de memória.

Com esse intuito, o Centro de Pesquisa e Formação promove o simpósio “Memórias, acervos e histórias do esporte no Brasil”, como primeira ação do projeto de pesquisa. O simpósio acontece no dia 1 de março, das 14h até 21h30. Realizado de forma presencial, com transmissão ao vivo pelo Youtube:

No simpósio, o conjunto de pesquisadores que vão conduzir a pesquisa de mapeamento, junto à equipe do Sesc-SP, apresentam métodos de pesquisa de campo, narrativas etnográficas e algumas referências das memórias do futebol, também temos uma apresentação do trabalho feito pelo Sesc Memórias.

A organização do dia segue abaixo com os nomes que compõem o grupo de pesquisa e convidados, junto com os temas das mesas e uma oficina no final do evento:

Mesas – 14h às 20h.
1) Os acervos esportivos – avanços e retrocessos
Durante as últimas três décadas os acervos dos grandes clubes de futebol no Brasil passaram por grandes transformações. No entanto, para além dos avanços que proporcionaram o florescer de novos temas e histórias, os acervos seguem como coadjuvantes na estrutura esportiva Brasileira.
Com Ricardo Pinto dos Santos.

2) Métodos de pesquisa no campo do Esporte
Discute metodologicamente as pesquisas aplicadas no campo das ciências sociais, especificamente no âmbito dos estudos esportivos. Serão reconstruídos os métodos utilizados em âmbito acadêmico e aplicado diretamente na prática esportiva e construção da memória. As potencialidades dos métodos de pesquisa social aplicada, as principais tendências e os recursos que podem ser mobilizados para aprofundamentos temáticos.
Com Philippe Guedon.

3) Memórias, narrativas e temporalidades: experimentos etnográficos.
Serão apresentadas algumas etnografias coletivas e compartilhadas que, além da perspectiva sincrônica, abordam também as camadas de memória de paisagens citadinas e esportivas. Essas pesquisas exploraram múltiplas narrativas e temporalidades.
Com Enrico Spaggiari.

4) Geografias do futebol de várzea paulistano – Referências culturais em movimento.
Nessa exposição dialogada, apresentaremos resultados de pesquisas que buscaram compreender “a várzea” a partir das referências culturais que foram gestadas e se articularam a esse movimento: saberes, celebrações, formas de expressão, objetos, sonoridades, memórias e afetos. Serão destacados aspectos metodológicos, com base no conceito de referência cultural mobilizado pelo IPHAN, bem como possibilidades de análise a partir da elaboração de mapas temáticos.
Com Alberto Luiz dos Santos.

5) A história das atividades físicas e esportivas no Sesc São Paulo através dos de suas memórias e documentos.
Ao longo de sete décadas, o Sesc São Paulo tem as atividades físicas e esportivas como parte fundamental de sua programação. Ainda nos primeiros anos de existência, a instituição criou um departamento especializado voltado a promoção das práticas e vivências esportivas para os comerciários e suas famílias, ampliando ano a ano sua atuação e seus públicos. Esses e outros registros estão organizados no acervo do Sesc Memórias, dedicado à preservação e difusão da história institucional e daqueles que fizeram parte desta trajetória. Nessa exposição, serão destacados recortes desses conjuntos documentais discutidas as possibilidades de pesquisa e colaboração desse acervo para a área de esportes dentro e fora do Sesc.
Com Felipe Sabino da Silva, Jane Piego, Felipe Andrade Batista e Camila Vitale.

6) Mapeamento do futebol varzeano feminino de São Paulo. Etapas e resultados de uma pesquisa colaborativa.
Serão compartilhados os caminhos da pesquisa que intencionou mapear o futebol feminino amador de São Paulo (SP), traçar um perfil social das equipes e destacar as principais problemáticas, conquistas e tensões que perpassam essa prática esportiva. Partindo dos registros organizados pela Liga Feminina de Futebol Amador, vinculado à PUC-SP (2022). As etapas de formação prévia da equipe, elaboração coletiva de questionários, aplicação, registro das informações e mapeamento serão expostas, como forma de subsidiar pesquisas vindouras, políticas públicas e ações afirmativas voltadas à permanência, valorização e potencialização do futebol amador praticado por mulheres na Região Metropolitana de São Paulo.
Com Aira Bonfim e Maria Amorim.

Oficina – 20h às 21h – Bastidores da construção de uma ferramenta de pesquisa.
Com base no mapeamento do futebol feminino amador de São Paulo (2022), o encontro se propõe a fazer um exercício preliminar para a pesquisa de mapeamento da memória esportiva brasileira em 2024. Uma oficina de construção de ferramentas para um questionário de pesquisa proporciona uma oportunidade única para a participação ativa.
Com Aira Bonfim.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail [email protected], após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 9/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail [email protected]
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: [email protected]

(Arte: Walter Cruz)

Dias e Horários

Sexta, 14h às 21h.

Atividade Híbrida (Presencial com transmissão ao vivo)

Inscrições a partir das 14h do dia 9/2, até o dia 1/3.
Enquanto houver vagas.

INCREVA-SE AQUI

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar

Bela Vista – São Paulo.

Valores

Grátis

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha