Simpósio Temático História do Esporte e das Práticas Corporais: Narrativas Orais e Memória

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Local: Faculdade de Educação da UFRJData limite inscrição: 31/12/1969

ST 02: História do Esporte e das Práticas Corporais: Narrativas Orais e Memória

Coordenador(es): Raphael Rajão Ribeiro (Museu Histórico Abílio Barreto/Fundação Municipal de Cultura de BH), Vivian Luiz Fonseca (UERJ/FGV)

Descrição: 

Este Simpósio Temático tem por objetivo reunir trabalhos que investiguem a História do Esporte e das Práticas Corporais por meio de fontes orais. Ao adotar uma perspectiva abrangente sobre esse fenômeno social, espera-se abarcar não apenas as modalidades atléticas inseridas nos contextos de competição de alto rendimento, mas toda variedade de práticas físicas e culturais que se apropriam do uso do corpo, tais como a capoeira, a dança e o ioga. A formulação dos esportes como conhecemos hoje trata-se de processo tipicamente moderno, nessa medida muitos dos estudos relativos a esse objeto recorrem a recortes temporais mais recentes que têm nas narrativas orais uma de suas fontes privilegiadas. São múltiplos os atores desse universo cujos depoimentos podem ser mobilizados: praticantes, espectadores, torcedores, instrutores, técnicos, jornalistas, árbitros, dirigentes, gestores públicos etc. Nessa perspectiva, o simpósio temático se propõe a receber trabalhos que abordem a História do Esporte e das Práticas Corporais em toda sua diversidade, incluindo-se estudos acerca dos inúmeros elementos constituintes do que Pierre Bourdieu (1983, 1990) definiu como campo esportivo. Assim, estudos sobre atividades jornalísticas, educacionais e de políticas públicas relacionadas a esse universo também são esperados. Entende-se que já há vasta área de estudos dedicada ao tema e que a realização de Simpósio Temático que reúna trabalhos que mobilizam narrativas orais e operam com a categoria memória trata-se de oportunidade para reflexão sobre as contribuições teórico-metodológicas que a adoção de fontes dessa natureza ensejam para o debate mais amplo acerca da trajetória histórica de tais fenômenos sociais. Nesse percurso, é fundamental a troca de experiências, debates e o compartilhamento de pontos de vista teóricos, metodológicos e epistemológicos entre os pesquisadores. Nos encontros nacionais e regionais de História Oral, os simpósios dedicados ao tema já têm ocorrido com alguma frequência, bem como têm sido recorrentes nos demais fóruns de pesquisa das Ciências Humanas.

Bibliografia:

ALBERTI, Verena. História Oral e a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Como é possível ser esportivo? In: Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Ed. Marco Zero Limitada, 1983, p. 136-153.

BOURDIEU, Pierre. Programa para uma sociologia do esporte. In: Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990. p.207-220.

FERREIRA, Marieta de M; AMADO, Janaína. (Org.) Usos & abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1996.

HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de; ALVITO, Marcos. Dossiê: Futebol e Narrativas Orais. Esporte e Sociedade. Rio de Janeiro, n.21, 2013.

MELO, Victor Andrade de; DRUMOND, Maurício; FORTES, Rafael; SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia. Pesquisa histórica e História do esporte. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013.

Inscreva-se aqui!

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha