XXI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Data início: 19/03/2025Data de encerramento: 21/03/2025Local: Faculdade de Educação Física da Unicamp

XXI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

TEMA: Discriminação na Educação Física e Esporte: perspectivas de diferentes olhares

O Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa tem uma longa história, permeada pelo interesse inicial de dois importantes atores, conforme nos relata Bento (2018). Segundo ele, o evento teve seu impulso inicial a partir do interesse dele próprio, Jorge Olímpio Bento, naquele período docente da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e do professor Alfredo Gomes Faria Junior, do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IEFD-UERJ). Nos informa ainda que, embora não se conhecessem pessoalmente, naquela altura, marcaram um encontro na cidade do Porto, no qual discutiram a criação de um movimento lusófono para debater questões afetas à área. Foi aí o nascedouro do I Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, que ocorreu no Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IEFD-UERJ), Rio de Janeiro, Brasil, em 1989, com a temática central “A aula de educação física”.

Daquele período até 2023 foram realizadas dezenove edições do evento, abordando temáticas diversas e sendo sediado em três países lusófonos e em uma região da Espanha cuja língua tem relação com o português, a Galícia, a saber: 9 vezes no Brasil, 6 em Portugal, 3 em Moçambique (uma delas virtual durante a pandemia) e 1 na Espanha.

No último evento, realizado em Coimbra, estiveram presentes diferentes países que tem o idioma português como uma de suas línguas oficiais. O evento de carácter científico e profissional é organizado a cada dois anos (como mostra a breve história recapitulada nesta introdução) e destina-se a professores(as), educadores(as), estudantes, treinadores(as) e técnicos(as) de exercício físico, bem como a académicos(as) na área das Ciências do Desporto e Educação Física, oriundos(as) do espaço da lusofonia. O esforço do evento nestes quase 32 anos foi de promover e facilitar o intercâmbio entre os diferentes países e as diferentes instituições de ensino superior, no espaço da Lusofonia, promovendo e facilitando a cooperação, a formação académica e profissional bem como o estabelecimento de pontes para a cooperação e para a investigação na área das Ciências do Desporto e Educação Física, em língua portuguesa.

Nesta edição a temática eleita trata da discriminação, tomado diferentes marcadores sociais como: raça, gênero, classe social, nacionalidade, etc. Neste sentido, tomamos a ideia de Almeida (2019) especificamente sobre o racismo, para argumentar que toda discriminação é estrutural. Para o autor o racismo estrutural é plasmado na sociedade de modo a se manifestar na vida social, na política e na economia de forma naturalizada. Desta forma, quando discutimos a discriminação a entendemos como plasmada também na sociedade e naturalizada em todos os campos, dentre eles a prática corporal e o esporte. Assim, efetivamente precisamos de análises críticas que desnaturalizem a discriminação. Todas as dimensões epistemológicas são legítimas e válidas no percurso histórico e científico para esta empreitada. Porém, o que não pode mais ser tolerado no processo de avanço civilizatório é a dominação de discursos e formas de viver que sejam excludentes, desiguais, autoritárias. Neste sentido, o tema do evento evoca e convoca o intenso debate que diferentes correntes teóricas vêm empreendendo no sentido de construir um olhar crítico sobre a discriminação e o fortalecimento dos(as) historicamente discriminados(as). 

Mais informações em breve!

Acesse o site do evento!

Veja também:
    • 27 de fevereiro de 2024

      Relacionando o esporte com as migrações

      • 26 de fevereiro de 2024

        Programação – III Seminário Online do Ludopédio

        • 21 de fevereiro de 2024

          34ª Reunião de Antropologia – GTs sobre Esporte