XXIII Conbrace e X Conice

Data início: 17/09/2023Data de encerramento: 22/09/2023Local: Centro de Convenções da Universidade Federal do CearáData limite inscrição: 14/04/2023

CONBRACE 2023

O Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e o Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE) é um evento científico de periodicidade bienal. Constitui-se no maior evento do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e é considerado um dos mais importantes e rigorosos congressos dentre as sociedades científicas da área. O CBCE, entidade científica filiada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), congrega pesquisadoras/es e estudantes provenientes de diferentes áreas do conhecimento e campos acadêmicos e que possuem em comum o interesse no desenvolvimento da Educação Física, das Ciências do Esporte e Estudos do Lazer. Esse evento se consolidou tanto no cenário nacional quanto latino-americano em decorrência do rigor científico dos seus eventos e da credibilidade construída ao longo dos 45 anos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte que serão comemorados neste ano de 2023. O Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) em sua vigésima terceira edição e o Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE) em sua décima experiência objetivam ampliar seu diálogo internacional na perspectiva de estabelecer parcerias e protocolos de cooperação no que diz respeito ao incentivo à realização de intercâmbios junto aos grupos de pesquisa, instituições e entidades científicas de forma a ampliar as bases da soberania nacional e da cooperação internacional, principalmente com pesquisadoras/es, grupos e instituições na América Latina.

Enfrentamos nesses anos de pandemia e de governo autoritário uma situação econômica, política e sanitária dramática, com perdas de direitos, cortes orçamentários, aumento da fome e do desemprego, além de ataques à democracia e à ciência. O próximo período poderá ser marcado ou pela continuidade da destruição do país pelos componentes elencados ou pela sua (re)construção, tão desejada por todos nós que lutamos para transformar essa realidade. Para além da conjuntura local profundamente desafiadora, somos chamados a considerar também os impactos da organização geopolítica mundial no redirecionamento dos países da periferia do capital ao campo democrático/progressista, na retomada do chamado estado democrático de direito na América Latina, fazendo-se necessária a análise das implicações desses processos políticos para a Educação, para a Educação Física e as Ciências do Esporte, para todos os movimentos populares.

Inspirados na luta por liberdade empreendida por Dragão do Mar, jangadeiro que se tornou símbolo da resistência popular abolicionista cearense ao enfrentar com ousadia e coragem o mercado escravista em 1881, o XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e X Congresso Internacional de Ciências do Esporte traz como tema:

CIÊNCIAS DO ESPORTE/EDUCAÇÃO FÍSICA, SOBERANIA POPULAR NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA: REDIRECIONANDO AS FORÇAS DEMOCRÁTICAS NAS ÁGUAS DE DRAGÃO DO MAR.


EVENTO

Primeiro dia: Dom, 17 de setembro de 2023

Último dia: Sex, 22 de setembro de 2023

SUBMISSÕES

Submissões abertas: Seg, 20 de março de 2023

Submissões encerradas: Sex, 14 de abril de 2023

INSCRIÇÕES

Primeiro dia: Seg, 20 de março de 2023

Último dia: Dom, 17 de setembro de 2023


GTT 01 – Atividade Física e Saúde

Estudos de diferentes possibilidades de análises e intervenções em saúde – considerada como objeto não particular de um campo de conhecimento – e que, portanto, assumem a compreensão do fenômeno a ela relacionado por meio de diferentes saberes (da saúde coletiva, fisiologia, sociologia, filosofia, entre outros).

GTT 02 – Comunicação e Mídia

Estudos relacionados à comunicação, mídia e documentação, notadamente os meios (jornal, revista, Tv, rádio, internet e cinema) no âmbito das Ciências do Esporte/Educação Física. Análise crítica e interpretação dos processos de produção, difusão e recepção das informações, das mídias e tecnologias comunicacionais e suas implicações políticas, econômicas, culturais e pedagógicas.

GTT 03 – Corpo e Cultura

Estudos que visam destacar o corpo, a corporalidade/corporeidade, as práticas corporais com redes de culturas (tradicionais e/ou contemporâneas) enfatizando discussões teóricometodológicas que dissertem acerca de questões que enfoquem a indissociabilidade corpo/cultura a partir de diversas possibilidades nos campos das ciências humanas, sociais e das artes.

GTT 04 – Epistemologia

Estudos dos pressupostos teórico-filosóficos, presentes nos diferentes projetos de delimitação da Educação Física, voltados para o fomentar da atividade epistemológica como interrogação constante dos saberes constituídos neste campo do conhecimento.

GTT 05 – Escola

Estudos sobre a inserção da disciplina curricular, Educação Física, no âmbito da Educação Escolar, ao seu ordenamento legal e das distintas perspectivas metodológicas animadoras das suas práticas pedagógicas.

GTT 06 – Formação Profissional e Mundo do Trabalho

Estudos acerca dos distintos aspectos do processo profissional concernente à área de conhecimento Educação Física. Estudos sobre a relação da formação e a inserção do profissional desta área de conhecimento no mundo do trabalho.

GTT 07 – Gênero

Estudos sobre os processos específicos através dos quais as práticas esportivas e corporais produzem e transformam os sentidos do feminino e do masculino, que tenham por base suportes teóricos-metodológicos de diferentes campos disciplinares em sua interface com Educação Física e Ciências do Esporte.

GTT 08 – Inclusão e Diferença

Acolhe trabalhos que tratam de um campo de conhecimento das Ciências Sociais, Humanas e Biológicas na Sociedade, Escola e Educação Física entendendo as diferenças em seus múltiplos sentidos identitários de pessoas posicionadas nas suas classes sociais, econômicas, culturais, de raça/etnia, gênero, religiosidade, com necessidades especiais, etc, e que produzem e são produzidas na inclusão/exclusão.

GTT 09 – Lazer e Sociedade

Estudos de ordem conceitual e/ou empírica sobre o lazer e possíveis articulações com temáticas afins, vinculados às práticas e problemas da Educação Física e Ciências do Esporte, em interface com as Ciências Sociais e Humanas.

GTT 10 – Memórias da Educação Física e Esporte

Estudos das diferentes manifestações dos campos da Educação Física e do Esporte voltados para a preservação da memória e que tenham por base suportes teórico-metodológicos de diferentes campos disciplinares e suas relações com a história como processo.

GTT 11 – Movimentos Sociais

Estudos interdisciplinares voltados à análise de problemáticas relativas aos movimentos sociais, contemplando a mais diversa gama de perspectivas epistemológicas e teórico-metodológicas, inclusive aqueles que transcendem as formas tradicionais de pesquisa.

GTT 12 – Políticas Públicas

Estudos dos processos de formulação, adoção e avaliação das políticas públicas de Educação Física, Esporte e lazer. Estudos das concepções, princípios e metodologias de investigação adotados na consecução de políticas públicas, voltados para a apreensão da produção de bens e serviços públicos relativos à Educação Física, Esporte e Lazer.

GTT 13 – Relações étnico-raciais

Estudo das relações étnico raciais identificadas em cenários da Educação Física, considerando aspectos históricos, políticos e sociais, por meio de distintas vias metodológicas e de análise

GTT 14 – Treinamento Esportivo

Estudos das diferentes manifestações das Ciências do Esporte e Educação Física centradas no foco do desempenho e tendo como base diferentes campos de investigação que permitem a análise do treinamento esportivo e do fenômeno do desempenho: pedagogia, psicologia, fisiologia, biomecânica, entre outras.

SIM – Sala de Imagem (Fotografias/Vídeos)

A SALA de IMAGENS (SIM) tem o objetivo de possibilitar aos/as congressistas uma experiência por meio das linguagens visuais, buscando outras maneiras de refletir cientificamente sobre a temática em pauta no Congresso.

Como submeter trabalho.

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha