As pioneiras pedem passagem

Depois de uma pausa, o Ludopédio está de volta abrindo as portas para um momento muito especial. Silvana Goellner e Juliana Cabral, militantes e investigadoras da memória do futebol de mulheres, apresentam a mais nova parceria da Editora Ludopédio.

As pioneiras do futebol pedem passagem: conhecer pra reconhecer” será enfim apresentado aos leitores, ouvintes e “assistidores” do Ludo. A obra organizada pela dupla do #PorOutroFutebol de Mulheres é um marco.

O livro tem como objetivo resgatar a memória das mulheres que iniciaram uma dura jornada de luta por espaço no esporte após o fim da proibição das mulheres no futebol. O que? Você ainda não sabia dessa realidade?

Bom, se esse é o seu caso, essa live é imperdível. Como diz o título do livro, é preciso “conhecer pra reconhecer”. E nada melhor do que ouvir (na live) e, fundamentalmente, ler as histórias contadas pelas próprias protagonistas desse momento da história.

Sim. A live vai contar com a presença das ex-jogadoras da seleção Solange Bastos (que ainda conta grande experiência no treinamento de equipes na Bahia) & Patrícia Meneses ( que esteve à frente do Aliança Futebol de Goiânia há mais de trinta anos).

A participação de Solange e Patrícia não é apenas um gesto simbólico e representativo. O lançamento desse livro é resultado de um trabalho coletivo de narração de histórias de 13 mulheres que (sobre)viveram aos anos de proibição e seguiram adiante dentro do esporte.

Relatos potentes de ex-jogadoras de seleção, treinadoras e formadoras de atletas que compõem uma obra que honra a todos que se dedicam a estudar e pensar o futebol de outra maneira.

* “As pioneiras do futebol pedem passagem: conhecer pra reconhecer” integra o projeto de extensão “Futebol e Mulheres – Conhecer pra Reconhecer” (ESEFID/UFGRS). Agradecemos à profa. Silvana Goellner pelo privilégio de hospedar no selo Ludopédio essa obra tão necessária.

Juliana Cabral

Ex capitã da seleção brasileira de futebol, medalhista olímpica em Atenas 2004, graduada em Ed. Física e pós graduada em Treinamento Esportivo. Comentarista de futebol com passagem por: ESPN, Rádio Globo e Redetv. Professora no Colégio Franciscano Pio XII e integrante do Grupo de Estudos Mulheres do Futebol (GEMF).

Silvana Goellner

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Aposentada).  Ex-coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) e  Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Esporte Cultura e História (GRECCO). Pesquisadora e ativista do Futebol de Mulheres. Integrante do Grupo de Estudos Mulheres do Futebol (GEMF).
Veja também:
  • 4 de setembro de 2023

    Balanço da Copa do Mundo 2023 por especialistas

    Fernanda Ribeiro Haag, Mariana Mandelli
  • 6 de junho de 2023

    Racismo no futebol, para além das quatro linhas

    Marcelo Medeiros Carvalho
  • 30 de novembro de 2021

    Como foi jogar o primeiro mundial da FIFA?

    Silvana Vilodre Goellner, Juliana Cabral