Balanço da Copa do Mundo 2023 por especialistas

Fernanda Ribeiro Haag, Mariana Mandelli 4 de setembro de 2023

 

A Copa do Mundo de 2023 já pode ser considerada um marco na relação das mulheres com o futebol. Novos recordes, alta competitividade, maior cobertura midiática e diferentes práticas torcedoras. Mas e agora, como as pesquisas sobre futebol podem analisar essa Copa? Sem a pretensão de dar conta dessa resposta, este encontro procura dar um pontapé inicial nos balanços sobre o maior evento futebolístico de 2023. Para isso propomos duas mesas, a primeira se debruça sobre o futebol praticado por mulheres e as suas perspectivas pretéritas e futuras e, a segunda foca nas práticas torcedoras, questionando por que se torce menos por elas do que por eles.

O encontro ocorrerá no dia 2 de setembro das 9h às 12h30, nos canais do Ludopédio. Haverá certificado para aquelas(es) que se inscreverem durante o evento (online e gratuito). Por isso, aproveitando a realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino, este encontro pretende discutir a produção acadêmica feita por mulheres sobre o esporte mais popular do País, a partir das seguintes perspectivas:

02.09.2023, sábado 9h-10h30
Mesa 1 – Entre Copas do Mundo: balanços e perspectivas do futebol praticado por mulheres
Natalia Silva – UFP (PT)
Nathalia Fernandes – UFF
Marina Aggio – ex-jogadora da Seleção Brasileira/UNINTER
Mediação: Fernanda Haag Intervalo com as organizadoras

11h-12h30 Mesa 2 – Por que torcemos menos por mulheres jogando futebol?
Letícia Pigari – torcedora do Palmeiras e integrante da Porcoíris
Daniela Araújo – torcedora do Vasco e pesquisadora da FGV
Ana Beatriz Monteiro – torcedora do Ceará e integrante da Vozão Pride
Mediação: Mariana Mandelli

Fernanda Ribeiro Haag

Historiadora e zagueira.  É doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), investigando o futebol brasileiro a partir da perspectiva de gênero e trabalho. Mestra em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Stadium: Grupo de Pesquisa em História do Esporte e Práticas Lúdicas (UFSM). Apresenta o #PorOutroFutebol Popular aqui no Ludopédio e escreve a coluna #ElasPorEla no Brasil de Fato-PR.

Mariana Mandelli

Doutoranda em Antropologia Social na USP, com mestrado na mesma área e instituição, com pesquisa que investigou o processo de "arenização" do Allianz Parque. É graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Ciências Sociais pela USP.
Veja também:
  • 30 de junho de 2023

    As pioneiras pedem passagem

    Juliana Cabral, Silvana Vilodre Goellner
  • 6 de junho de 2023

    Racismo no futebol, para além das quatro linhas

    Marcelo Medeiros Carvalho
  • 30 de novembro de 2021

    Como foi jogar o primeiro mundial da FIFA?

    Silvana Vilodre Goellner, Juliana Cabral