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Dissertação

A construção do estilo nacional na formação do atleta de futebol brasileiro

Ano

2007

Faculdade/Universidade

Universidade Gama Filho

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Física

Páginas

127

Arquivos

Resumo

O presente estudo se propôs a analisar o processo de construção do estilo nacional brasileiro de futebol na formação de atletas, desde sua iniciação até a profissionalização, por meio de literatura em forma de manuais de treinamento. Caracterizou-se pelas abordagens quantitativa e qualitativa e teve como delineamento o levantamento de manuais brasileiros e estrangeiros no que tange ao treinamento das questões técnicas do futebol que possam, de forma efetiva, interferir na construção de um estilo de futebol. O referencial teórico se apoiou na Análise de Conteúdo, segundo Bardin (1988). A pesquisa se baseou na análise de 42 manuais sobre futebol, escritos nas últimas quatro décadas, no Brasil e no exterior, sendo 21 deles nacionais e 21 estrangeiros de várias nacionalidades. Para melhor compreensão do estudo, explorou-se algumas questões consideradas relevantes quando o assunto é estilo de jogo como, o treinamento dos fundamentos, o drible e especialmente o que se define por estilo de futebol, sob as óticas de autores como Freire, (2003), Drubscky (2003), Leal (2001), Bangsbo & Peitersen (2003), Ekblon (1999) entre outros. A proposta de análise se estendeu também para as formas propostas pelos autores para o desenvolvimento prático das questões relativas ao treinamento das habilidades necessárias a uma boa técnica, bem como as faixas etárias sugeridas para cada uma destas fases. Abordou-se também, a questão do estilo de futebol relativamente à técnica individual e ao sistema de jogo. Após a seleção dos aspectos técnicos-táticos do futebol, descritos nos manuais, comparou-se os dados obtidos nos manuais nacionais e estrangeiros, onde buscou-se identificar a existência ou não, de particularidades entre os mesmo neo, que se refere à formação de jovens atletas de futebol e a questão do estilo de jogo. Os resultados mostraram que os manuais apresentam linhas gerais ao preconizarem o treinamento dos fundamentos, descrevendo a técnica e a mecânica do movimento sem dizer que o aperfeiçoamento dos mesmos pode ser o diferencial na construção do estilo. Constatou-se também que a construção do estilo não encontra sustentação nos manuais de futebol, nem tampouco apontam o surgimento desta questão nos treinamentos e não apontam caminho para o seu desenvolvimento. Por fim, verificou-se que o tratamento dado ao estilo de jogo, em especial ao brasileiro, acontece apenas no enaltecimento do futebol brasileiro e pelos autores dos manuais, brasileiros e estrangeiros. Porém as propostas didático-pedagógicas, sugeridas por eles, para o treinamento, ao longo da formação do atleta de futebol, não indicam que caminho seguir para a construção do estilo nacional de futebol.

Palavras-chaves: Futebol; estilo de jogo; manuais de treinamento; formação de atletas.

Abstract

This study was aimed to analyze the construction process of a Brazilian National style of football within the formation of athletes, since their beginning at football up to their professionalization by means of the literature available for training manuals on this sport. This study was featured both for quantitative and qualitative approaches, having as an outline the survey of Brazilian and foreign manuals on the training of football technical matters that can effectively interfere in the construction of a football style. The theoretical background was based on Content Analysis, according to Bardin (1988). The research was based on the analyses of 42 football manuals written in the past four decades, in Brazil and other countries, consisting of 21 domestic ones and 21 from several other nationalities. For a better understanding of this study, we analyzed some relevant issues when referring to game style as the fundamentals training, the dribble and specially what is defined as football style from the points of view of authors such as Freire, (2003), Drubscky (2003), Leal (2001), Bangsbo & Peitersen (2003), Ekblon (1999), among others. The analysis proposal was also extended to the forms suggested by the authors for the practical development of issues related to the training skills necessary for a good technique, as well as to the ages put forward by each of these stages. We also approached the football style related to the individual technique and game system. After selecting the technical-tactical aspects of football described in the manuals, the data collected in both domestic and foreign manuals were compared, through which we attempted to identify the existence or non-existence of particularities between these aspects when referring to the formation of young athletes and the matter of game style. The results showed that the manuals presented general ideas by indicating the fundamentals training, describing the technique and the movement mechanics without saying that the improvement of these fundamentals can make the difference in the style construction. It was also concluded that neither has the style construction been supported in the football manuals, nor have they pointed out the emergence of this matter in trainings, so they have not indicated a way for its development. Finally, it was verified that the treatment given to the game style, mainly the Brazilian one, appears only in the exaltation of Brazilian football by the authors of the manuals, both Brazilian and foreign, but the didactic-pedagogical proposals suggested by them for the training during the footballer’s formation do not indicate the way to follow for the construction of a national football style.

Keywords: Football, game style, training manuals, formation of athletes

Sumário

CAPÍTULO I, 10
1 INTRODUÇÃO, 10
1.1 A amostra dos manuais estudados, 10
1.2 O problema do estudo, 17
1.3 Os objetivos do estudo, 19
1.4 As questões complementares, 19
1.5 Metodologia, 20

CAPÍTULO II, 23
2 AVALIAÇÃO E DESCRIÇÃO COMPARATIVA DOS MANUAIS, 23
2.1 Fases propostas para iniciação e treinamento no futebol de acordo com os manuais, 25
2.2 As técnicas a serem treinadas propostas pelos manuais, 27
2.3 Atividades em forma de jogos propostas pelos manuais, 28
2.4 O aprendizado na rua na versão dos manuais, 31
2.5 Características das escolas de futebol de paises identificadas nos manuais, 35
2.6 As abordagens sobre estilo de jogo, 40
2.6.1 O estilo de jogo vinculado às técnicas individuais, 42
2.6.2 O estilo de jogo vinculado aos sistemas de jogo, 45
2.7 Improvisação e criatividade, 48
2.8 A qualidade técnica denominada “precisão” de acordo com os manuais, 51

CAPÍTULO III, 54
3 CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MANUAIS, 54
3.1 O estilo de jogo brasileiro, 56
3.2 As definições de estilo de jogo pelos manuais, 65
3.3 Fundamentos – definições e propostas de treinamentos, 68
3.4 O tratamento ao drible pelos manuais, 76

CAPÍTULO IV, 83
4 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS, 83
4.1 O possível desenvolvimento do estilo nacional no treinamento dos fundamentos do futebol, 86
4.1.1 Condução de bola, 91
4.1.2 Controle de bola, 92
4.1.3 O domínio, 92
4.1.4 O drible, 93
4.1.5 A finta, 95
4.2 O estilo de jogo e suas formas sustentadas pelo talento, táticas, improviso e criatividade – possibilidades, 98

CAPÍTULO V, 104

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 104

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 113

Referência

RIBEIRO FILHO, Carlos Coelho. A construção do estilo nacional na formação do atleta de futebol brasileiro. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2007.
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