Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2675-8253

A Copa no Catar: o ápice de um projeto de Estado para melhorar a imagem do país

Número

n. 2

Ano

2022

Volume

v. 3

Páginas

p. 1–19

Arquivos

Resumo

Em 2022, a Copa do Mundo será disputada em um país do Oriente Médio pela primeira vez na história. Mas o fato de o Catar receber o torneio de futebol mais importante do planeta vai além disso. O direito de a nação árabe sediar a competição é o ápice de um ciclo de investimentos realizado pelo governo local com o intuito de exportar uma imagem positiva do país para o exterior e dissociá-lo das denúncias de violação de direitos humanos cometidas pelo Estado catari.

Palavras-chave: Futebol, Catar, Mundial, Autoritarismo, Investimento

Abstract

In 2022, the FIFA World Cup will take place in a Middle East country for the first time in history. However, Qatar hosting the most important soccer tournament of the planet is more than that. It is the apex of a cycle of investments made by the local government willing to export a positive image of the country abroad and dissociate it from the human rights violations committed by its own government.

KEYWORDS:Soccer. Qatar. World Cup. Authoritarianism. Investment

Referência

COELHO, João Pedro. A Copa no Catar: o ápice de um projeto de Estado para melhorar a imagem do país. Revista Avesso: Pensamento, Memória e Sociedade. São Paulo, v. 3, n. 2, p. 1–19, 2022.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A