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Dissertação

A liderança transformacional e intervenção técnico-pedagógica no futebol de formação

Ano

2023

Faculdade/Universidade

Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Instituto Politécnico de Santarém

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Desporto

Páginas

128

Arquivos

Resumo

O presente relatório está integrado na unidade curricular de Estágio e visa a obtenção do grau de Mestre em Treino Desportivo – Especialização em Futebol do Mestrado em Treino Desportivo da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. O Estágio foi realizado no Caldas Sport Clube, escalão de Juvenis B (Sub-17), na função de treinador principal. Na Parte I deste relatório são descritas globalmente as funções exercidas durante na qualidade de líder do processo técnico-pedagógico, ao nível do planeamento, operacionalização e controlo de treino e jogo, e que se prolongaram durante 10 meses, 108 unidades de treino e 33 jogos. Atendendo à importância da liderança transformacional no desporto, na Parte II deste relatório realizou-se um estudo sobre as relações entre o estilo de liderança transformacional e o clima motivacional, a coesão de grupo, o desengajamento moral e a potência da equipa. O estudo contemplou uma amostra de 83 atletas, dos 14 aos 19 anos, de quatro equipas diferentes (uma de Sub-17 A, duas de Sub-17 B e uma de Sub-19), tendo sido aplicados questionários para avaliação das variáveis em 2 momentos distintos da época, de forma a realizar uma análise longitudinal. Realizámos a análse estatística ao nível da descrição e correlação entre as variáveis nos dois momentos, bem como a evolução do primeiro para o segundo momento. Como principais resultados detetámos que a liderança tem correlação positiva com o clima motivacional para a tarefa, com a coesão para a tarefa e com a potência da equipa nos dois momentos; que a liderança não tem correlação negativa com o clima motivacional orientado para o ego nem com o desengajamento moral; e que do primeiro para o segundo momento houve evolução significativa no clima motivacional para o ego, na coesão para a tarefa e na potência da equipa.

Palavras-chave: estágio, treinador principal, futebol de formação, liderança transformacional, clima motivacional, coesão de grupo, desengajamento moral, potência da equipa.

Abstract

This report is part of the Internship curricular unit and aims to obtain the master’s degree in Sports Training – Specialization in Football from Escola Superior de Desporto de Rio Maior. The Internship was held as head coach at Caldas Sport Clube U-17 B. In Part I of this report, we globally describe the functions performed as leader of the technical-pedagogical process, at the level of planning, execution, and monitoring of training and competition process during 10 months, 108 training sessions and 33 games. Considering the growing importance of transformational leadership in sports, in Part II of this report we implemented a study to identify relationships between a transformational leadership coaching style and the motivational climate, group cohesion, moral disengagement and team potency. The study contains a sample of 83 athletes, between 14 and 19 years old, competing in 4 different teams (one of Under-17 B, two of Under-17 A and one of Under-19). Questionnaires were applied to evaluate the variables in 2 different moments of the season, to carry out a longitudinal analysis. Statistical analysis included the description and correlation between the variables in both moments, as well as the evolution from the first to the second moment. As main results, we detected that transformational leadership has a positive correlation with the task-climate, task-cohesion, and team potency in both moments; that transformational leadership has no negative correlation with ego-climate and moral disengagement; and that from the first to the second moment there was a significant evolution in the ego-climate, task-cohesion, and team potency.

Key-words: internship, head coach, youth football, transformational leadership, motivational climate, group cohesion, moral disengagement, team potency

Sumário

PARTE I – ESTÁGIO, 7

1. INTRODUÇÃO, 7

2. A ENTIDADE ACOLHEDORA, 8
2.1. História, 8
2.2. Enquadramento situacional, 10
2.3. Recursos humanos, 11
2.4. Recursos estruturais e materiais, 14

3. CARATERIZAÇÃO E ANÁLISE DA EQUIPA E DA INTERVENÇÃO, 17
3.1. Caraterização e análise do plantel, 17
3.2. Caraterização e análise da equipa técnica, 25
3.3. Caraterização e análise da intervenção, 31
3.3.1. Tarefas de planeamento, 32
3.3.2. Tarefas de controlo, 56
3.3.3. Operacionalização – quantificação e organização geral, 59

4. DEFINIÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DE OBJETIVOS, 63
4.1. Objetivos da intervenção técnico-pedagógica,  63
4.2. Objetivos da equipa e dos atletas, 67

PARTE II – ESTUDO, 71

5. INTRODUÇÃO AO ESTUDO, 71

6. ENQUADRAMENTO TEÓRICO, 71
6.1. A Liderança transformacional, 71
6.2. Clima motivacional, 72
6.3. Coesão de grupo, 74
6.4. Desengajamento Moral, 75
6.5. Estudos de aplicação, 75
6.6. Síntese do enquadramento teórico e ligação com os objetivos do estudo, 77

7. OBJETIVOS E PROBLEMAS, 77

8. HIPÓTESES, 78

9. METODOLOGIA, 78
9.1. Caraterização dos participantes, 78
9.2. Instrumentos, 79
9.3. Tarefas, procedimentos e protocolos, 81
9.4. Tratamento dos dados, 81

10. ANÁLISE DOS RESULTADOS, 82
10.1. Análise descritiva e comparação de médias, 82
10.2. Análise da associação entre variáveis, 84

11. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS E CONCLUSÕES, 86

PARTE III – BALANÇO DO ESTÁGIO, 91

BIBLIOGRAFIA, 94
ANEXOS, 101

Referência

MARTINHO, Rúben José Veríssimo. A liderança transformacional e intervenção técnico-pedagógica no futebol de formação. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado em Desporto) - Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Instituto Politécnico de Santarém, Santarém, 2023.
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