Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2526-4494
Dossiê Sobre Copas do Mundo...

Ao vivo direto da Rússia: a Copa do Mundo formatada para televisão

Periódico / Revista

FuLiA / UFMG

Número

n. 2

Ano

2018

Volume

v. 3

Tema

Dossiê Sobre Copas do Mundo...

Páginas

p. 88-108

Arquivos

Resumo

Como megaevento esportivo, a Copa do Mundo tem uma grande capacidade de gerar atenção da Mídia. Entre os diferentes tipos de suporte, a televisão é o veículo mais relevante na difusão do futebol, tendo desenvolvido uma relação de simbiose com as organizações esportivas. Consciente da importância desse relacionamento, desde a década de 1960, a FIFA investe bastante da sua atenção na transmissão televisiva da Copa do Mundo, seu principal produto e sua maior fonte de recursos financeiros. Através da análise da versão de 2018 do Manual de Produção para TV da FIFA, pretendemos ver de que maneira a instituição contribui para a transformação da Copa do Mundo em um produto de televisão. Os resultados mostram que a FIFA passa a incorporar a lógica da mídia em suas ações e é responsável pela forma como a Copa do Mundo é transmitida para as emissoras oficiais.

PALAVRAS-CHAVE: Copa do Mundo; FIFA; Transmissão televisiva; Midiatização.

Abstract

As a mega-event, the FIFA World Cup has a great capacity to generate media attention. Among the different supports, television is the most important way to broadcast football. Also, football and media have developed a symbiotic relationship with the sportive organization. Aware of the importance of this relationship, FIFA has devoted a lot of attention to the broadcasting of the World Cup, which is FIFA’s main product and source of revenue. Based on the analysis of the 2018 edition of the FIFA World Cup TV Production Handbook, our aim is to understand how FIFA transforms the World Cup into a TV product. Results show that FIFA adopts a media logic and is responsible for how the event is shaped to official broadcasters.

KEY-WORDS: World Cup; FIFA; TV Broadcast; Mediatization.

Referência

BORGES, Fernando. Ao vivo direto da Rússia: a Copa do Mundo formatada para televisão. FuLiA / UFMG. Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 88-108, 2018.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A