Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1988-7833

“Aprender a pegar a moral do outro”: a aprendizagem do futebol como processo relacional e coletivo

Número

n. 9

Ano

2023

Volume

v. 16

Páginas

p. 13982-13999

Arquivos

Resumo

O futebol é uma prática amplamente difundida no Brasil. Não se circunscrevendo a um espaço específico e a um único formato, ele é de domínio público, se produz de múltiplas maneiras e em diversos lugares, articula variadas formas de engajamento e conjuga diferentes gerações de praticantes. Essa singularidade do futebol suscitou a realização de uma pesquisa de doutorado sobre os seus modos de aprendizagem. Respeitando as características do futebol no Brasil, a pesquisa exigiu o diálogo com a noção de aprendizagem situada de Lave e Wenger (1991): cuja abordagem da aprendizagem como participação na prática social cotidiana permitia acessar tais processos ocorrendo fora das situações de ensino. Não sendo o modelo escolar (de transmissão) a referencia hegemônica para a prática/aprendizagem, a pesquisa de campo realizada em 2005 colocou foco nas práticas futebolísticas de jovens de um bairro da periferia de Belo Horizonte/BR: na escola; no campo de futebol e na praça de esportes do bairro; em outros campos da cidade dos quais os jovens da pesquisa participavam. A pesquisa permitiu desvelar aspectos importantes do processo de aprender no/do futebol, dentre o quais é objetivo colocar em foco neste artigo: a) o “futebol como um jogo de contato entre seres humanos” no qual o aprender é “pegar a moral do outro”; b) a aprendizagem do futebol como processo relacional e coletivo: as relações entre poder, acesso e aprendizagem.

Palavras-chave: futebol, aprendizagem, cotidiano, cultura, relação.

Abstract

Soccer is a widespread practice in Brazil. Not confined to a specific space or a single format, it is in the public domain, is produced in multiple ways and in different places, articulates various forms of engagement and brings together different generations of practitioners. This uniqueness of soccer prompted a doctoral research project into its learning methods. Respecting the characteristics of soccer in Brazil, the research required dialogue with Lave and Wenger’s (1991) notion of situated learning: whose approach to learning as participation in everyday social practice allowed access to such processes taking place outside teaching situations. Since the school model (of transmission) is not the hegemonic reference for practice/learning, the field research carried out in 2005 focused on the soccer practices of young people from a neighborhood on the outskirts of Belo Horizonte/BR: at school; on the soccer field and in the neighborhood sports square; in other fields in the city in which the young people in the research participated. The research allowed us to uncover important aspects of the learning process in/of soccer, among which we aim to focus on in this article: a) “soccer as a game of contact between human beings” in which learning is “taking on the morals of others”;b) learning soccer as a relational and collective process: the relationships between power, access and learning.

Keywords:soccer, learning, everyday life, culture, relationship.

Referência

FARIA, Eliene Lopes. “Aprender a pegar a moral do outro”: a aprendizagem do futebol como processo relacional e coletivo. Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales. São José dos Pinhais, v. 16, n. 9, p. 13982-13999, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A