Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1518-2487
Dossiê Economia Política do esporte-espetáculo: mercantilização e resistência frente à contradição economia-cultura

Apresentação do dossiê “Economia Política do esporte-espetáculo: mercantilização e resistência frente à contradição economia-cultura”

Periódico / Revista

Revista Eptic

Número

n. 1

Ano

2023

Volume

v. 25

Tema

Dossiê Economia Política do esporte-espetáculo: mercantilização e resistência frente à contradição economia-cultura

Páginas

p. 7-13

Arquivos

Resumo

Quando, com a Copa do Mundo FIFA Catar 2022, recebemos o convite por parte da direção da Revista EPTIC para elaborar um dossiê temático sobre futebol, uma das dúvidas era se temos produção crítica suficiente sobre este esporte em diálogo com a Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC) ou, pelo menos, numa vertente crítica mais próxima à Crítica da Economia Política. Agora, com o trabalho neste dossiê finalizado, podemos responder a isso. A seguir, fazemos essa discussão em caráter introdutório, respondendo ao corpo editorial do periódico que “sim e não”, com a respectiva justificativa para isso. Desde este cenário, partimos para a descrição do que o dossiê pode colaborar nesta trajetória ascendente sobre estudos críticos do esporte.

Referência

SANTOS, Anderson David Gomes dos; SANTOS, Irlan Simões da Cruz. Apresentação do dossiê “Economia Política do esporte-espetáculo: mercantilização e resistência frente à contradição economia-cultura”. Revista Eptic. São Cristóvão-SE, v. 25, n. 1, p. 7-13, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A