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ISSN 1982-4343

Arquivos literários e história social da literatura no Brasil: O acervo da escritora Anna Amélia Carneiro de Mendonça

Periódico / Revista

Varia Historia

Número

n. 80

Ano

2023

Volume

v. 39

Páginas

p. e23217

Arquivos

Resumo

Este artigo explora os usos de fontes primárias para o desenvolvimento da história social da literatura no Brasil. Tal exploração dá-se por meio de um estudo de caso, qual seja, o acervo pessoal da escritora Anna Amélia Carneiro de Mendonça (1896-1971), poetisa de formação parnasiana. Sustenta-se que a descrição e a análise do arranjo arquivístico possibilitam redimensionar o lugar da autora na história e na historiografia literárias nacionais, na medida em que propiciam sua percepção como uma “intelectual mediadora”, literata oriunda das elites econômicas, capaz não apenas de produções poéticas como de uma série de ações sociais e de práticas institucionais que articulam política, educação e engajamento no feminismo de seu tempo. A articulação permite esse redimensionamento da posição pública da autora e advoga um segundo argumento central: o de que o cânon modernista progressivamente hegemônico no século XX alheou-a da história e da memória da literatura, sob a etiqueta de autora “pré-modernista”. Uma incursão transversal por seu acervo faculta observar relações e interações com literatos e artistas modernistas, bem como descortina sua condição polígrafa de ativa escritora, não apenas confinada ao parnasianismo, mas praticante de uma miríade de gêneros relegados ao esquecimento ante a hegemonia da crítica impactada pelo advento do modernismo.

Palavras-chave: Arquivos pessoais; história literária; poetisa Anna Amélia Carneiro de Mendonça

Abstract

This article explores some potential uses of primary sources for the development of the social history of literature in Brazil, taking the personal documents of writer Anna Amélia Carneiro de Mendonça (1896-1971), a poet of Parnassian formation, as a case study. It argues that the description and analysis of the arrangement of this archive can foster a reassessment of the author’s place in national literary history and historiography. She is conceived of as a “mediator intellectual”, a literate from the economic elites, engaged not solely in poetic production, but also in a series of social endeavors and institutional practices that articulate politics, education, and the feminism of her time. This intricate interplay allows for a recalibration of the author’s public standing. A second central argument is that the modernist canon, progressively hegemonic throughout the 20th century, alienated her from the history and memory of literature by labelling her as a “pre-modernist” author. A transversal incursion into her collection allows us to observe relationships and interactions with modernist literati and artists. It simultaneously unveils her polymath nature, as an active writer who was not confined to Parnassianism, but also practiced a myriad of genres relegated to oblivion by the hegemony of criticism impacted by the advent of modernism.

Keywords: Personal archives; literaty history; poet Anna Amélia Carneiro de Mendonça

Referência

HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de. Arquivos literários e história social da literatura no Brasil: O acervo da escritora Anna Amélia Carneiro de Mendonça. Varia Historia. Belo Horizonte, v. 39, n. 80, p. e23217, 2023.
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