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Dissertação

Bourdieu calça chuteiras

O humor como capital simbólico do jornalismo esportivo
Ano

2018

Faculdade/Universidade

Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

313

Arquivos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o humor enquanto capital simbólico da editoria de esportes em diferentes mídias situadas no campo jornalístico – seja impresso, rádio, TV ou internet. O objetivo principal é identificar o humor como elemento capaz de criar um nome profissional, promover e estabelecer determinado jornalista na hierarquia profissional, desde que este domine a habilidade de produzir conteúdo jornalístico com elementos humorísticos consagrados (paródia, sátira, ironia, hipérbole, metáfora, ditados populares). Como primeira parte do corpus de análise, por meio da Análise de Conteúdo e Análise do Discurso, utilizamos dois produtos do jornalismo impresso: a Folha de S. Paulo e o diário esportivo Lance!. Os dois veículos foram escolhidos uma vez que representam polos opostos do campo jornalístico e da cobertura esportiva. O primeiro, em seu contrato de leitura com o público, dedica-se a tratar de assuntos sóbrios de “interesse nacional”, como política, economia e internacional e cobre o esporte pelo viés do bastidor, acompanhando política interna dos clubes, entidades esportivas e escândalos de corrupção. Já o segundo se propõe a ser o “jornal do torcedor”, trazendo a dimensão do espetáculo para a cobertura esportiva e dedicando páginas com recursos humorísticos e grafismos que dialoguem com seu leitor-modelo. Para ambos os veículos foram destacados dois períodos de quinze dias de acompanhamento. O primeiro recorte corresponde à cobertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Já o segundo recorte é de 5 a 22 de agosto de 2017, que cumpre a função de um período ordinário da cobertura. Os objetos analisados foram os títulos destes dois jornais. Ao todo, em 38 edições, foram analisados 670 títulos de Folha e Lance, conjuntamente. A segunda parte desta pesquisa compreendeu a ida a campo para um total de nove entrevistas com profissionais com cargos de decisão em editorias ou produtos que tratassem do esporte como temática fundamental. Foram entrevistados seis editores de jornais impressos (Folha, Lance!, A Tarde, Correio), um de rádio (Rádio CBN), um de televisão (GloboEsporte) e um de internet (GloboEsporte.com). O objetivo destas entrevistas é lançar luzes nos processos de promoção de repórteres e demais profissionais por meio do domínio da habilidade do humor. Esta pesquisa ancora-se nos estudos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) sobre campo, habitus, sistema de crenças e capital simbólico para compreender o humor como um elemento estruturante da editoria de esportes e um capital compartilhado pelos seus agentes. A parte inicial deste trabalho traz uma abordagem histórica de como o humor foi um elemento de transformação do jornalismo esportivo a partir dos anos 1930, período fervilhante da história do Brasil com o governo Vargas e popularização do rádio como produto de comunicação de massa. A figura do jornalista pernambucano, radicado no Rio de Janeiro, Mário Filho (1908-1966) foi de grande eloquência neste processo de transformação da linguagem esportiva, antes dedicada ao colunismo social e relatos cronológicos de uma partida, e posterior abertura de uma nova dimensão social de compreensão do fenômeno do esporte.

Palavras chaves: Humor. Jornalismo esportivo. Editoria de esportes. Campo jornalístico. Capital simbólico. Habitus.

Abstract

This paper sought to analyze humor as symbolic capital in sports editorial within different media in journalistic field – newspaper, radio, TV or internet. The main objective is to identify humor as an outstanding element capable of creating a professional reputation, promote and stablish certain journalist in professional hierarchy through his/her skill of promoting journalistic content with humorous elements (parody, satire, irony, hyperbole, metaphor, popular sayings – maxim). Through Content Analysis and Discourse Analysis, two printed journalistic products were used as the first part of corpus analysis: Folha de S. Paulo and the sports daily “Lance!”. Both media vehicles were chosen once they represent opposite areas in journalistic field and sports coverage. The former, in its reading agreement with the public, devotes to sober subjects and national or international affairs such as politics, economics and it covers sports focusing on backstage, following the teams, clubs and entities internal policies, as well as corruption scandals. On the other hand, the latter, intents to be more popular, bringing the spectacle approach to sports coverage and devoting pages to humorous resources and graphisms, aiming to reach its model reader. For both vehicles, two periods of 15 days were highlighted. The first outline corresponds to the Rio de Janeiro Olympics, in 2016. The second outline is from August 5th to 22nd, in the year of 2017 – herein, an ordinary coverage period. The objects analyzed were the titles of these newspapers. A total of 38 editions were analyzed, including 670 titles of “Folha de S. Paulo” and “Lance!”. The second part of this research comprehended the visit to a total of 9 interviews with professionals high-rank professionals in editorials or products that deal with sport as its focus. Six editors of newspaper (Folha, Lance!, A Tarde, Correio), one from radio (Rádio CBN), one from television (GloboEsporte) and one from the internet (Globoesporte.com). The objective of such interview was to understand the process of promotion of reporters and other professionals through use of humoristic skills. This research basis on the studies of the French sociologist Pierre Bourdieu (1930-2002) on field, habitus, belief system and symbolic capital, to understand humor as a structuring element of sports editorial and capital shared among its agents. The beginning of this paper brings a historical approach as to how humor was an important element in transformation of sports journalism from 1930 on – a feverous period in Brazilian history, featuring Getúlio Vargas’ government and popularization of radio as mass media. The figure a journalist from Rio called Mário Filho (1908-1966) was decisive within this process of transformation of sportive language, before devoted to social columns and chronological statements about a match. Furthermore, these events led to the new social dimension of comprehension of Sport, as a phenomena.

Keywords: Humor. Sports journalism. Sports Editorial. Journalistic Field. Symbolic Capital. Habitus. System of beliefs.

Sumário

1. INTRODUÇÃO, 10

2. CONSAGRAÇÃO E RUPTURA DO HUMOR NO JORNALISMO ESPORTIVO, 14
2.1 – Deu piolho na juba do Leão, 16
2.2 – A origem fidalga não enxerga o baba, 24
2.3 – Os cronistas do tempo, 34
2.4 – A revolução de Mario Filho, 41

3. O FURO NÃO É O ÚNICO CAPITAL SIMBÓLICO, 51
3.1 – A manchete e o segundo time, 61
3.2 – Mudança de habitus, 68
3.3 – Sobre a rotina, 73
3.4 – “O campeão sai hoje”, 77

4. METODOLOGIA, 84
4.1 – Quality x Especializado, 84
4.2 – Escolha do recorte, 93
4.3 – Valem os títulos, 94
4.4 -Estado da arte, 98
4.5 – Análise de Conteúdo, 101
4.6 – Análise do discurso,107
4.7 – Entrevista com editores, 108

5. ANÁLISE: O HUMOR COMO CAPITAL SIMBÓLICO DO JORNALISMO ESPORTIVO, 113
5.1 – A aversão ao fácil no humor da Folha de S. Paulo, 113
5.2 – O humor para a linguagem do torcedor, 126
5.3 – O humor como escada para construir um nome, 137
5.4 – O humor como escada para subir na hierarquia profissional, 143

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS, 149

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 155
APÊNDICES, 158

Referência

UZêDA, André. Bourdieu calça chuteiras: O humor como capital simbólico do jornalismo esportivo. 2018. 313 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
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