O presente artigo busca compreender de que maneira o jornalismo de revista nacional contribui para a construção (e a reafirmação) de determinados discursos acerca de uma noção de identidade nacional brasileira. Analisaremos os textos jornalísticos publicados na revista Veja – a revista semanal de maior circulação do país – durante e após a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Partiremos de uma concepção intercultural de sociedade (segundo a qual as relações sociais se desenvolvem como processos de negociação de conflitos culturais entre os grupos sociais) e nos basearemos no conceito de “Implícitos”, elaborado por Oswald Ducrot e, portanto, proveniente da Análise do Discurso (AD) Francesa. Deste modo, pretende-se verificar como os discursos de Veja retrataram o Brasil e os “brasileiros” em algumas reportagens sobre a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e como, neste discurso, compareceram as noções de brasilidade – bem como uma ideia positivista de uma suposta inferioridade cultural brasileira em relação a países e “culturas” tidos como de “Primeiro Mundo”.