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Dissertação

A configuração organizacional dos clubes de futebol do Estado de Pernambuco e a expansão da lógica de mercado

Ano

2003

Faculdade/Universidade

Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Administração

Páginas

130

Arquivos

Resumo

O objetivo desta investigação é verificar a influência que a expansão da lógica de mercado exerce na configuração organizacional dos clubes de futebol do Estado de Pernambuco. Discute-se inicialmente o modo de transformação do processo social no momento em que a racionalidade instrumental invade diferentes âmbitos da vida em sociedade. A discussão em torno do uso da razão tem, inicialmente, uma abordagem geral para, na seqüência, focalizar a especificidade das organizações esportivas e, em particular, os clubes de futebol profissional do Estado de Pernambuco. Neste trabalho, realiza-se uma descrição histórica do processo de fundação dos clubes, identificando suas características marcantes, e faz-se a análise dos tipos de relação comercial estabelecidos com base em categorias como clube torcedor, clube clientes intermediários e entre clubes. Em seguida, descrevem-se os elementos presentes na configuração organizacional dessas sociedades, estabelecendo uma associação com a expansão das ações de mercado. É uma pesquisa do tipo estudo multicasos, de caráter seccional, que adota uma perspectiva descritivo-analítica e um tratamento dos dados preferencialmente qualitativo. Em suas conclusões, a pesquisa demonstra que a crescente heterogeneização do contexto de mercado dos clubes de futebol, em razão do aumento do volume e variedade das ações comerciais, traz repercussões na configuração organizacional desses clubes. Dessa forma, entre outras coisas, há o aumento da complexidade das estruturas e processos de trabalho, resultando num movimento que representa um processo de adaptação para adotar uma configuração que melhor atenda aos seus novos objetivos

Abstract

This work purposes to ascertain the influence within the expansion of the logic of market has on the organizational configuration of the football clubs in the state of Pernambuco. Firstly, it is brought up a discussion on the ways of change on the social process as the instrumental rationality has been taking part of different areas of the social life. The discussion about reason is firstly focused on its general aspects for thereafter to be discussed in relation to sports organizations and mainly the professional football clubs and teams. It is done a historical description of the clubs foundation process and it is pointed its important characteristics, followed by an analysis of the different kinds of established commercial relations like clubs and fans, clubs and intermediate clients, and between the clubs themselves. After that, it is done a description of elements found in the organizational configuration to associate these ones to the expansion of the market actions. This work is a seccional multi case study, using a descriptive and analytical perspective. In
conclusion, this research demonstrates that the increasingly heterogeneity process on the market context used by the football clubs, by the increase and diversification of commercial actions, brings up some reactions to the organizational configuration like an increase, among others, of complexity on the structures and ways of work, and that these actions represent a process of adjustment in order to adopt a kind of configuration which may be more appropriate to their aims.

Sumário

1 Introdução, 13
1.1 Objetivos, 18

2 Referencial teórico empírico, 20
2.1 Os rumos da mudança: da racionalidade substantiva à racionalidade instrumental, 21
2.1.1 A sociedade Organizacional, 26
2.2 O ambiente na análise organizacional, 28
2.2.1 A teoria de contingência estrutural, 34
2.2.2 Configurações organizacionais, 41
2.3 A transformação do futebol: do ócio ao negócio, 48

3 Metodologia, 57
3.1 Perguntas de pesquisa, 57
3.2 Definição constitutiva e operacional das variáveis, 59
3.3 Delineamento de pesquisa, 62
3.4 População e amostra, 65
3.5 Coleta de dados, 67
3.6 Análise dos dados, 71
3.7 Limitações da pesquisa, 72

4 Descrição e análise dos dados, 73
4.1 Descrição dos clubes de futebol, 73
4.2 A expansão da lógica de mercado nos clubes de Futebol, 82
4.2.1 Ações comerciais entre clube e torcedores, 85
4.2.2 Ações comerciais entre clube e clientes intermediários, 89
4.2.3 Ações comerciais entre clubes, 95
4.3 A configuração organizacional dos clubes de futebol, 98

5 Considerações finais, 118
5.1 As interrelações entre o ambiente e os clubes de futebol, 118
5.2 Sugestões para futuras pesquisas, 123

6 Referências bibliográficas, 125

Apêndices, 130

Referência

MAGALHãES FILHO, Paulo Azevedo de Oliveira. A configuração organizacional dos clubes de futebol do Estado de Pernambuco e a expansão da lógica de mercado. 2003. 130 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
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