Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 0101-2657

Copa do Mundo no Brasil: a dimensão histórica de um produto midiático

Periódico / Revista

Comunicação & Sociedade

Número

n. 41

Ano

2004

Volume

v. 1

Área de concentração

Comunicação

Cidade

São Bernardo do Campo

Páginas

p. 115-133

Arquivos

Resumo

Este trabalho relaciona sob uma perspectiva histórica o discurso midiático à Copa do Mundo no Brasil. Em uma revisão crítica acerca da constituição social dos “meios de comunicação de massa” no Brasil, se discute a relação histórica entre a Copa do Mundo – evento esportivo de maior destaque na cultura brasileira contemporânea – e seu caráter de produto midiático ao longo do século XX. A combinação destes dois elementos resultou em um dos mais importantes fenômenos de cultura midiatizada no Brasil: a definição do Brasil como o “país do futebol”. Sem pretender negar a legitimidade do interesse social pelo futebol no Brasil, destaca-se, entretanto, a participação da mídia neste processo.

Resumo (outro idioma)

Este trabajo relaciona, desde una perspectiva histórica, el discurso mediático com la Copa del Mundo en Brasil. En una revisión crítica sobre la constitución social de los medios de comunicación de masa en Brasil, se discute la relación histórica entre la Copa del Mundo – evento deportivo más destacado en la cultura brasilera contemporánea – y su carácter de producto mediático a lo largo del siglo XX. La combinación de estos dos elementos dio como resultado uno de los fenómenos más importantes de la cultura mediatizada en Brasil: la definición de Brasil como el “país del fútbol”. Sin pretender negar la legitimidad del interés social por el fútbol en Brasil, se destaca la participación de los medios en este proceso.

Abstract

This paper objective is to analyze the history of the media discourse regarding the World Soccer Cup in Brazil. In a critical review of the constitution of mass media in Brazil, focusing on the World Cup – the most important sport event in contemporary Brazilian culture –, we analyze the historical relationship between this event and its media products during the 20th century. The combination of these two elements – football and mass media – resulted in one of the major phenomena of Brazilian media culture: the self-attributed definition of Brazil as “the football country”. Without denying the legitimacy of the social concern towards football in Brazil, the focus of the study is to highlight the participation of the mass media in this process.

Referência

GASTALDO, Édison. Copa do Mundo no Brasil: a dimensão histórica de um produto midiático. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo, v. 1, n. 41, p. 115-133, 2004.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A