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ISSN 1980-3508

“Dibrando” a mídia hegemônica: a imprensa alternativa na propagação do futebol de mulheres

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Resumo

Este artigo realiza uma análise de como a mídia alternativa digital propõe novos modos de tratamento de informação, negociando sentidos com meios hegemônicos e consumidores. A problemática é centrada no futebol de mulheres, assunto que até 2019 era pouco comentado pelo jornalismo esportivo brasileiro. O estudo de caso tem como objeto a cobertura da Copa do Mundo de 2019 pelo Dibradoras, projeto criado em 2015 por um grupo de mulheres com o objetivo de expor as desigualdades entre homens e mulheres nos esportes. Como resultados, é possível sugerir o reconhecimento e fortalecimento de um canal de mídia alternativa, como modos de produção descentralizados, que amplifica a voz das partícipes do espetáculo futebolístico, bem como, fomenta outras formas de visibilidade para o futebol de mulheres.

Palavras-chave: Imprensa alternativa, Redes sociais, Gênero, Futebol de mulheres, Estudo de caso

Resumo (outro idioma)

Este artículo analiza cómo los medios digitales alternativos proponen nuevas formas de tratar la información para dar visibilidad a temas marginados por la prensa, negociando sentidos con los medios hegemónicos y los consumidores. La problemática se centra en el fútbol femenino, un tema que históricamente ha recibido poca atención por parte del periodismo deportivo tradicional brasileño, y tiene como objeto Dibradoras, un proyecto creado en 2015 por un grupo de mujeres con el objetivo de denunciar las desigualdades de género en el deporte. El corpus ha sido compuesto por 696 unidades publicadas por Dibradoras en Twitter, entre el 7 de junio y el 7 de julio de 2019, coincidiendo con el inicio y el final del Mundial de Fútbol de Francia. Como resultados, es posible sugerir el fortalecimiento de un canal mediático alternativo que amplifique la voz de las participantes del espectáculo futbolístico y fomente formas contra hegemónicas de visibilidad del fútbol femenino.

Palabras clave: Prensa alternativa. Redes sociales. Género. Fútbol femenino. Estudio de caso.

Abstract

This paper analyzes how alternative digital media proposes new ways of processing information and allows greater visibility to marginalized topics by the hegemonic press, rearranging meanings with mass media and consumers. The research is centered on women’s soccer, a subject that has historically received little attention from traditional Brazilian sports journalism, and its object study is the Dibradoras, a blog created in 2015 by a group of women whose aim is to expose gender inequalities in sports. The corpus is composed of 696 units published by Dibradoras on Twitter, between June 7 and July 7 of 2019, coinciding with the beginning and end of the Women’s World Cup in France. As a result, it is possible to suggest the empowering of an alternative media channel which amplifies the voice of the participants and promotes counter-hegemonic forms of visibility in women’s soccer.

Keywords: Alternative press. Social media. Gender. Women’s soccer. Case study.

Referência

LIMA, Cecília Almeida Rodrigues; JANUáRIO, Soraya Barreto; LEAL, Daniel Felipe de Oliveira. “Dibrando” a mídia hegemônica: a imprensa alternativa na propagação do futebol de mulheres. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, v. 45, p. e2022116, 2022.
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