Do ponto de vista político, os grandes eventos esportivos são vistos, historicamente, como uma forma de fortalecer a imagem institucional de um país e, em consequência, a popularidade de seus líderes. Porém, o que foi observado no Brasil no período entre as Copas das Confederações de 2013 e do Mundo de 2014 leva a outras conclusões. O objetivo deste estudo é analisar o impacto do apoio público à Copa do Mundo no Brasil sobre a popularidade do Governo Federal. As análises sugerem que a preparação do país para o evento colocou em evidência diversos problemas que elevaram a criticidade dos cidadãos diante das expectativas frustradas de melhorias em serviços públicos como saúde e educação, o que impactou diretamente na visão dos brasileiros sobre o evento e, em consequência, sobre a aprovação do Governo Federal. Com vozes amplificadas pela visibilidade mundial, em meio a um conjunto de manifestações pelo país, o campeonato da FIFA passou da ideia de “ópio do povo” para um símbolo catalisador de insatisfações da população. Desse modo, ao invés de ampliar, a Copa do Mundo colocou em risco a popularidade das autoridades políticas, especificamente, do Governo Federal que liderou o projeto. O olhar atento sobre dados de apoio à Copa do Mundo no Brasil e sua correlação com a aprovação do Governo Federal constitui em um caso a ser considerado na pesquisa sobre a relação entre opinião pública, megaeventos esportivos e popularidade governamental.