Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1809-1296

Do prescrito ao vivido: um estudo de caso sobre um projeto esportivo no extremo norte do Tocantins

Arquivos

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo compreender as possibilidades de atuação do projeto esportivo “Bom de bola, bom na escola”, no comportamento pró-social dos seus participantes. Em termos metodológicos, caracteriza-se como um estudo de caso no contexto do projeto, delineado por uma abordagem qualitativa de tipo descritiva. Os resultados apontam que as principais formas de atuação deste projeto no comportamento pró-social dos seus participantes estão associados à utilização do esporte como uma ferramenta educacional, promovendo vivências calcadas em aspectos atitudinais, como: respeito às regras, colaboração, empatia, disciplina e inclusão. Assim, conclui-se que existe uma certa sintonia entre aquilo que está previsto no projeto prescrito com aquilo que de fato, é vivido pelos atores sociais, os quais lidam com um conjunto de valores/virtudes que estão de acordo com a promoção do comportamento pró-social, representando-lhes uma importante ferramenta para perspectivar um futuro melhor.

Palavras-chave: Esporte; Projeto esportivo; Comportamento pró-social

Abstract

The objective of the present research is to comprehend the perspective of the individuals involved in a sports project in the extreme North of Tocantins, regarding the potential influence of the project on the prosocial behavior of the respective participants. Methodologically, it is characterized as a case study within the project context, designed through a descriptive qualitative approach. The results indicate that the main ways in which this project influences the prosocial behavior of its participants are associated with the use of sports as an educational tool, promoting experiences rooted in attitudinal aspects such as respect for rules, collaboration, empathy, discipline, and inclusion. Thus, it can be concluded that there is a certain alignment between what is planned in the project’s prescription and what is actually experienced by the social actors who deal with a set of values/virtues that align with the promotion of prosocial behavior, representing an important tool for envisioning a better future.

Keywords: Sport; Sport project; Prosocial behavior.

Referência

SOUZA, Adriano Lopes de; ARAúDO, Rayana de Lima; FARIAS, Mayrhon José Abrantes; ANTUNEZ, Bruno Fernandes; LETIERI, Rubens Vinicius. Do prescrito ao vivido: um estudo de caso sobre um projeto esportivo no extremo norte do Tocantins. Esporte e Sociedade. Niterói, n. 38, p. 1-24, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A