Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2178-5945

Ensinando o esporte a partir do ponto de vista feminista: tensões da epistemologia feminista para a pedagogia do esporte

Periódico / Revista

Corpoconsciência

Ano

2023

Volume

v. 27

Páginas

p. e14089

Arquivos

Resumo

Ao longo do século XX as mulheres foram impedidas ou desincentivadas à prática de esportes, entretanto, nas últimas décadas, essa participação vem crescendo. Esse crescimento deve-se a esforços institucionais recentes, os quais, todavia, não são acompanhados pelos esforços acadêmicos e científicos. Propomos então, pensar a problemática da participação esportiva das mulheres sob a ótica dos estudos feministas, tendo como objetivo revisitar as epistemologias feministas que corroboram para a reflexão. Como resposta, destacamos a necessidade de: outorgarmos a capacidade das meninas em agenciar soluções relacionadas a sua prática esportiva; distanciarmos dos discursos que as colocam como problema a ser resolvido dentro dos esportes; promover uma difusão do poder, envolvendo, sobretudo, uma participação heterogênea dentro desses espaços; e trabalhar a partir do prazer e da autonomia como mecanismos do jogar.

Palavras-chave: Mulheres, Esporte, Equidade, Epistemologia Feminista

Resumo (outro idioma)

A lo largo del siglo XX se les impidió o desincentivó a las mujeres la práctica del deporte, sin embargo, en las últimas décadas, ésta participación ha ido en aumento. Este crecimiento se debe a los recientes esfuerzos institucionales, los cuales, todavia, no son acompañados de esfuerzos académicos y científicos. Proponemos entonces, pensar la problemática de la participación deportiva de las mujeres desde el punto de vista de los estudios feministas, teniendo como objetivo revisar las epistemologías feministas que corroboran para la reflexión. Como respuesta, destacamos la necesidad de: otorgar la capacidad de las niñas en agenciar soluciones relacionadas con su práctica deportiva; distanciarnos de los discursos que las sitúan como un problema a resolver dentro del deporte; promover una difusión del poder, implicando, sobre todo, una participación heterogénea dentro de estos espacios; y trabajar a partir del placer y la autonomía como mecanismos para jugar.

Palabras clave: Mujeres; Deporte; Equidad; Epistemología Feminista.

Abstract

Throughout the 20th century women have been prevented or discouraged from participating in sports, but in recent decades their participation in sports has grown. This growth is due to recent institutional efforts, which, however, have not been accompanied by academic and scientific efforts. We propose, then, to think about the matter of women’s sports participation from the viewpoint of feminist studies, aiming to revisit the feminist epistemologies that corroborate for reflection. As a response, we highlight the need to: grant the capacity of girls to agency solutions related to their sports practice; distance ourselves from the discourses that place them as a problem to be solved within sports; promote a diffusion of power, involving, above all, aheterogeneous participation within these spaces; and work from pleasure and autonomy as mechanisms to play.

Keywords: Women; Sport; Equity; Feminist Epistemology.

Referência

SILVA, Bruna Saurin; MARTINS, Mariana Zuaneti. Ensinando o esporte a partir do ponto de vista feminista: tensões da epistemologia feminista para a pedagogia do esporte. Corpoconsciência. Cuiabá, v. 27, p. e14089, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A