Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2178-5945

Ensino, vivência e aprendizagem do futebol/futsal: emergência de uma prática pedagógica dialógica e consciente

Periódico / Revista

Corpoconsciência

Ano

2023

Volume

v. 27

Páginas

p. e16881

Arquivos

Resumo

O futebol/futsal ocupa um importante espaço no cotidiano das pessoas, indo dos jogos/brincadeiras nas ruas e praças, meios de comunicação à política e à economia. Porém, os aspectos que alcançam os processos de ensino, vivência e aprendizagem ainda estão distantes da dimensão da relevância do futebol/futsal. Assim, o objetivo deste ensaio é abordar o futebol/futsal em três cenários, com foco na prática pedagógica. Os cenários alcançam a formação profissional, o futebol/futsal de meninas e os futebóis e diversidade. O compromisso com uma prática pedagógica consciente/intencional no ensino do futebol/futsal é uma pauta emergente e precisa ser abarcada por uma agenda programática.

Palavras-chave: Futebol, Pedagogia do Esporte, Futebol de Mulheres, Diversidade

Resumo (outro idioma)

El fútbol/futsalocupa un espacio importante en la vida cotidiana de las personas, desde los juegos en las calles y plazas, hasta los medios de comunicación, la política y la economía. Sin embargo, los aspectos que inciden en los procesos de enseñanza, experiencia y aprendizaje aún están lejos de la relevancia del fútbol/futsal. Por tanto, el objetivo de este ensayo es abordar el fútbol/futsalen tres escenarios, centrándose en la práctica pedagógica. Los escenarios incluyen la formación profesional, el fútbol/futsalfemenino y el fútbol y la diversidad. El compromiso con una práctica pedagógica consciente/intencional en la enseñanza del fútbol/futsales una agenda emergente y debe ser cubierta por una agenda programática.

Palabras clave: Fútbol; Pedagogía Deportiva; Fútbol Femenino; Diversidad.

Abstract

Football/futsal occupies an important space in people’s daily lives, ranging from play in the streets and squares, media to politics and the economy. However, the aspects that affect the teaching, experience and learning processes are still far from the relevance of football/futsal. Therefore, the objective of this essay is to approach football/futsal in three scenarios, focusing on pedagogical practice. The scenarios include professional training, girls’ football/futsal and soccer ́s and diversity. The commitment to a conscious/intentional pedagogical practice in teaching football/futsal is an emerging agenda and needs to be covered by a programmatic agenda.

Keywords:Soccer; Sport Pedagogy; Women’s Football; Diversity. 

Referência

MARTINS, Mariana Zuaneti; SOUZA JúNIOR, Osmar Moreira de; REVERDITO, Riller Silva. Ensino, vivência e aprendizagem do futebol/futsal: emergência de uma prática pedagógica dialógica e consciente. Corpoconsciência. Cuiabá, v. 27, p. e16881, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A