Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Esporte como ferramenta para o Ensino de História

Debates sobre a implementação da unidade curricular “como o futebol explica a sociedade?” Na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Agamenon Magalhães
Ano

2022

Faculdade/Universidade

Universidade de Pernambuco

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado Profissional em História

Páginas

103

Arquivos

Resumo

A presente dissertação tem por objetivo analisar as possibilidades de utilização do futebol como ferramenta pedagógica para o ensino de História, nas turmas de Ensino Médio Integral de Pernambuco, na perspectiva de criar uma educação mais humanista e aproximada do mundo real em que vivem os estudantes. Implementou-se a unidade curricular eletiva intitulada “Como o futebol explica a sociedade?” com o intuito de trazer uma discussão sobre essa nova atividade pedagógica na Escola de Referencia em Ensino Medio Prof. Agamenon Magalhães no município de São Lourenço da Mata-PE. Através da utilização do futebol na sala de aula como ferramenta pedagógica, mediante a utilização de ferramentas diversas, como vídeos e textos, aprofundar discussões sobre situações sociais que são cotidianas tanto no futebol, como na sociedade brasileira e no cotidiano dos estudantes, como racismo, homofobia e sexismo. A eletiva possibilitou não apenas trazer o futebol para dentro da sala como também a ampliação do debate histórico sobre características da sociedade brasileira.

Palavras Chaves: Ensino de História, futebol, educação, novo ensino médio, racismo.

Abstract

The present dissertation aims to analyze the possibilities of soccer usage as a pedagogical tool for teaching History, in full High School classes in Pernambuco, in order to create a more humanistic and closer education to the real world in which students live. In order to bring a discussion about the new pedagogical activity, it was implemented the elective subject entitled “How does soccer explain society?” at the Reference School in High School Professor Agamenon Magalhães in the town of São Lourenço da Mata, Pernambuco. Through the usage of soccer in the classroom as a pedagogical tool as well as the use of various tools, such as videos and texts to deepen discussions about social situations that are daily in soccer, in brazilian society and in students’ daily lives, such as racism, homophobia and sexism, the elective made it possible not only to bring soccer into the classroom, as well as the enlargement of the historical debate about characteristics of brazilian Society.

Keywords: Teaching History, soccer, education, new high school, racism.

Referência

GUEDES, Aureliano. Esporte como ferramenta para o Ensino de História: Debates sobre a implementação da unidade curricular “como o futebol explica a sociedade?” Na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Agamenon Magalhães. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História) - Universidade de Pernambuco, Nazaré da Mata, 2022.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A