A presente dissertação tem por objetivo analisar as possibilidades de utilização do futebol como ferramenta pedagógica para o ensino de História, nas turmas de Ensino Médio Integral de Pernambuco, na perspectiva de criar uma educação mais humanista e aproximada do mundo real em que vivem os estudantes. Implementou-se a unidade curricular eletiva intitulada “Como o futebol explica a sociedade?” com o intuito de trazer uma discussão sobre essa nova atividade pedagógica na Escola de Referencia em Ensino Medio Prof. Agamenon Magalhães no município de São Lourenço da Mata-PE. Através da utilização do futebol na sala de aula como ferramenta pedagógica, mediante a utilização de ferramentas diversas, como vídeos e textos, aprofundar discussões sobre situações sociais que são cotidianas tanto no futebol, como na sociedade brasileira e no cotidiano dos estudantes, como racismo, homofobia e sexismo. A eletiva possibilitou não apenas trazer o futebol para dentro da sala como também a ampliação do debate histórico sobre características da sociedade brasileira.
Palavras Chaves: Ensino de História, futebol, educação, novo ensino médio, racismo.