Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Estudo sobre as decisões identificadas na gestão de contratos de jogadores de futebol

O caso do Clube Atlético Paranaense
Ano

2004

Faculdade/Universidade

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ciências Contábeis

Páginas

190

Arquivos

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar os eventos, e suas respectivas variáveis, ligados ao processo de gestão de jogadores de futebol, de maneira que os gestores dos clubes possam avaliar e mensurar suas decisões. Para tanto, a investigação norteou-se pela seguinte questão de pesquisa: se o jogador de futebol é um ativo para o clube, então quais são as decisões (eventos) ligadas ao processo de gestão deste ativo e os seus impactos econômicos no resultado do clube? Dentre as estratégias de pesquisa utilizadas, destaca-se o método de estudo de caso, o qual foi imprescindível na investigação e no diagnóstico das variáveis de cada evento. A pesquisa constatou que os gestores têm consciência dos eventos, mas o clube não disponibiliza um sistema de avaliação para esses eventos. Deste modo, este trabalho propõe uma metodologia que permite aos gestores avaliarem a viabilidade econômica de suas decisões. Diante das evidências do estudo de caso e com base nos eventos estudados, estruturou-se uma solução para avaliação das decisões e mensuração do impacto econômico dessas decisões (comprar, vender, emprestar, renegociar, formar e permutar), proporcionando, assim, ao gestor parâmetros para o planejamento, avaliação e controle das transações relacionadas ao jogador de futebol. A proposta apresentada objetiva disponibilizar ferramentas que, de forma estratégica, contribuam para o desenvolvimento das relações financeiras, econômicas e sociais do clube.

Abstract

The aim of the research is to identify the events, and their respective variables, related to the management process of soccer players, so that the club managers may evaluate and measure theirs decisions. For such purpose, the investigation was guided by the following research question: if the soccer player is an asset for the club, which are the decisions (events) related to the management of this asset and their economic impacts on the club results? Amongst the research strategies used, the method of case study is highlighted, which was indispensable to the investigation and diagnosis of the variables of each event. The research has evidenced that the managers are aware of the events, but an evaluation system of such events is not available at the club. Therefore, this paper proposes a methodology that allows the managers to evaluate the economic viability of their decisions. With the evidence found in the case study and based on the events studied, a solution was structured for the evaluation of the decisions and measurement of the economic impact of these decisions (to buy, to sell, to loan, to renegotiate, to form and to exchange), thus providing the manager with the parameters for the planning, evaluation and control of the transactions related to the soccer player. The aim of the proposal presented is to provide tools that contribute, in a strategic way, for the development of the financial, economic and social relations of the club.

Sumário

Lista de figuras, 4

Lista de quadros, 5

1 INTRODUÇÃO, 6
1.1 Caracterização da situação problema, 6
1.2 Questão de pesquisa, 9
1.3 HIPÓTESE, 9
1.4 Os fenômenos estudados, 10
1.5 Objetivo, 10
1.6 Metodologia e métodos de pesquisa, 10
1.7 Contribuições da pesquisa, 12
1.8 Organização do trabalho, 13

2 O CONTEXTO HISTÓRICO, SOCIAL E ECONÔMICO DO FUTEBOL, 14
2.1 História e prática do futebol no Brasil, 14
2.2 O futebol como negócio, 15
2.3 Aspectos sociais e econômicos do futebol, 17
2.4 Cadeia de relacionamentos do futebol, 18
2.5 Mercado de jogadores de futebol, 20
2.6 O fim de um “Impasse”, 22
2.7 Contratos – medida de segurança de clubes e jogadores, 23
2.8 O Direito de Imagem – uma fonte de renda para os clubes, 28
2.9 Os jogadores como ativos do clube de futebol, 29
2.9.1 Conceitos de ativos, 29
2.9.2 Características dos ativos, 31
2.10 Ativos humanos, 33
2.10.1 Jogador – ativo do futebol, 37
2.11 Conceitos de mensuração, 40
2.11.1 Etapas do processo de mensuração, 43
2.11.2 A objetividade da mensuração contábil, 44
2.11.3 A atribuição de valor ao jogador e a relação com o clube, 45
2.11.4 O processo de mensuração do jogador de futebol, 46

3 A METODOLOGIA DE ESTUDO DE CASO, 49
3.1 Conceitos e definições, 49
3.1.1 Questões de pesquisa, 49
3.1.2 Instrumento de coleta de dados, 50
3.1.3 Estratégias de pesquisas, 50
3.1.4 Protocolos de pesquisa, 54
3.1.5 A escolha do caso, 56

4 ESTUDO DE CASO – CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE, 58
4.1 Características do ambiente interno e externo, 58
4.1.1 Aspectos históricos, 58
4.1.2 Mercados, clientes, fornecedores e concorrentes, 58
4.1.3 Governo, federações e legislações vigentes, 62
4.1.4 Missão, objetivos e estratégias, 63
4.1.5 Gestão, estrutura e funções, 67
4.1.6 Gestão administrativa do clube, 68
4.1.7 Organograma, 69
4.1.8 Sistemas de informações e a gestão, 71
4.1.9 O sistema contábil do clube, 72
4.1.10 A importância do orçamento, 73
4.1.11 Ativos, passivos e o patrimônio do clube, 73
4.2 Processo físico-operacional de formação de jogadores de futebol, 74
4.2.1 Os requisitos para seleção de talentos, 75
4.2.2 As fases de formação de jogador, 77
4.2.3 PIRÂMIDE DE FORMAÇÃO, 79
4.2.4 Clube como uma indústria de formação de jogadores, 80
4.2.5 A importância do processo científico na formação de atletas, 83
4.3 Metodologia e parâmetros na avaliação dos eventos ligados à gestão dos atletas
profissionais, 85
4.3.1 Áreas, atividades e recursos, 87
4.3.2 O gerenciamento da carreira dos atletas, 89
4.3.3 Custos de formação e manutenção de atletas, 90
4.3.4 O processo de contratação de jogadores, 91
4.3.4.1 Variáveis relevantes para o processo de contratação, 93
4.3.5 Processo de negociação de jogadores – venda, 94
4.3.6 O valor de mercado do atleta está relacionado com a sua posição em campo, 98
4.3.7 Decisão de empréstimos de jogadores, 99
4.3.8 A decisão – permuta de jogadores, 101
4.3.9 Contratos e renegociações de contratos, 101
4.3.10 Remuneração e prêmios dos atletas profissionais e amadores, 104
4.4 Interpretação dos dados, 105
4.4.1 O processo de negociação de jogadores e o contexto dos eventos, 106
4.4.2 Caracterização dos eventos, 106

5 MODELOS DE DECISÃO DOS EVENTOS ECONÔMICOS IDENTIFICADOS NA GESTÃO DE CONTRATOS DE JOGADORES DE FUTEBOL, 110
5.1 O contexto das transações e eventos, 110
5.1.1 Conceito e definições, 114
5.2 Modelo de identificação, 115
5.3. Modelo de mensuração, 116
5.3.1 Conceitos e definições, 116
5.3.2 Metodologias de avaliação, 117
5.3.3 Custo de oportunidade como medida de avaliação, 121
5.3.4 Fundamentos do modelo de mensuração, 124
5.3.4.1 O valor econômico – ativo, 124
5.3.4.2 O valor de mercado – ativo, 126
5.3.4.3 A lógica do modelo de mensuração, 126
5.3.4.4 Detalhamento do modelo de mensuração, 129
5.3.4.5 O modelo de mensuração, 130
5.4 Modelo de decisão, 130
5.5 A interação dos modelos, 131
5.5.1 Decisão de compra, 132
5.5.1.1 Características do evento, 133
5.5.1.2 Variáveis identificadas, 133
5.5.1.3 Apuração do resultado do evento compra, 134
5.5.2 Decisão de formação, 136
5.5.2.1 Os atletas formados pelos clubes, 136
5.5.2.2 Apuração do resultado do evento formação, 139
5.5.3 Decisão de permuta, 141
5.5.3.1 Características do evento, 141
5.5.3.2 Variáveis identificadas, 141
5.5.3.3 Apuração do resultado do evento permuta, 142
5.5.4 Decisão de empréstimo (obtenção), 143
5.5.4.1 Características do evento, 144
5.5.4.2 Variáveis identificadas, 144
5.5.4.3 Apuração do resultado do evento obtenção de empréstimo, 144
5.5.5 Decisão de empréstimo (concessão), 145
5.5.5.1 Características do evento, 146
5.5.5.2 Variáveis identificadas, 146
5.5.5.3 Apuração do resultado do evento concessão de empréstimo, 144
5.5.6 Decisão de venda, 148
5.5.6.1 Características do evento, 148
5.5.6.2 Variáveis identificadas, 148
5.5.6.3 Apuração do resultado do evento venda, 149
5.5.7 Decisão de renegociação de contratos, 151

6 CONCLUSÃO, 153

REFERÊNCIAS, 156

APÊNDICES, 165

ANEXOS, 172

Referência

REZENDE, Amaury José. Estudo sobre as decisões identificadas na gestão de contratos de jogadores de futebol: O caso do Clube Atlético Paranaense. 2004. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A