Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Etnografia da performance e agenciamento de uma charanga

Estudo etnomusicológico sobre a Garra Xavante
Ano

2020

Faculdade/Universidade

Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Antropologia

Páginas

102

Arquivos

Resumo

A presente dissertação discorre sobre a performance e o saber musical dos integrantes da Garra Xavante, charanga que toca nos jogos do Grêmio Esportivo Brasil, na cidade de Pelotas. Este clube possui como característica uma parcela significativa de torcedores negros e de baixa renda da cidade. Para isso, o trabalho adentra a Pelotas negra, destacando os clubes negros, o carnaval, a religião de matriz africana e os movimentos culturais direcionados à negritude. A partir disto é contextualizado o futebol, a inserção dos negros no esporte e o afastamento das classes populares dos estádios. Como integrante da Garra Xavante, o objetivo do autor foi o de investigar e compreender como se constituiu o aprendizado e o saber musical dos componentes da charanga, buscando analisar quem são as pessoas que fazem essa música e identificar qual a relação da charanga com esta Pelotas negra. Nossa investigação se situa entre 2018 a 2019 durante a disputa da série A do campeonato gaúcho e a série B do campeonato brasileiro. Os resultados aqui apresentados foram obtidos através da pesquisa etnográfica e do estudo etnomusicológico, a partir das narrativas sonoras baseadas em relatos e materiais audiovisuais captados a partir do contato com os integrantes. Esta pesquisa se propôs a compreender as dinâmicas de participação e compartilhamento de saberes e aprendizado dos integrantes envolvidos na charanga durante as performances.

Palavras-chave: Charanga, etnografia da performance, saberes musicais

Abstract

This dissertation discusses the performance and musical knowledge of the members of Garra Xavante, a brass band that plays in the games of Grêmio Esportivo Brasil team, in the city of Pelotas. This club has as one of its characteristic some significant portion supporters that are black and low-income people. In order to do so, this work enters the Black Pelotas, highlighting the black clubs, carnival, the religion of African matrix and cultural movements directed to blackness. From this on, soccer is contextualized, the insertion of black people in the sport and the removal low-income class people from the stadiums. As a member of Garra Xavante, the author’s goal was to investigate and understand how the learning and musical knowledge of the brass band components were constituted, seeking to analyze who are the people who play this music and to identify the relationship between the brass band and the Black Pelotas. Our investigation lasts from 2018 to 2019 during the dispute of Gaucho Championship first division and Brazilian championship second division. The results presented here were obtained through an ethnographic research and ethnomusicological study, from sound narratives based on reports and audiovisual materials captured from contact with the brass band members. This research aimed to understand the dynamics of participation and sharing of knowledge and learning of the brass band members involved during the performances.

Keywords: Charanga, performance ethnography, musical knowledge

Sumário

1 Introdução, 11

2 A ancestralidade abre caminhos para a música, 18
2.1 Aproximações da música e do futebol, 21
2.2 Encontro com a negritude através da música, 29
2.3 Participação no Clube Negro, 31
2.4 O negro na cidade de Pelotas, 32
2.5 O Carnaval de Pelotas, 37
2.6 Trajetória acadêmica e profissional, 39

3 Contextualizando o futebol, 43
3.1 Samba e futebol, 48
3.2 Como Surgiu o Grêmio Esportivo Brasil, 50
3.3 História da Garra Xavante, 56

4 Atores ritmados, 67
4.1 Aprendizagem musical dos integrantes da Garra Xavante, 69
4.2 Um dia de jogo: performance e agenciamento de uma torcida, 81

5 Considerações finais, 92
Referências, 95

Referência

MACIEL, Everton da Cunha. Etnografia da performance e agenciamento de uma charanga: Estudo etnomusicológico sobre a Garra Xavante. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A