Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Futebol, de esporte amador a negócio de entretenimento e lazer em uma sociedade midiatizada

Ano

2003

Faculdade/Universidade

Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Administração

Páginas

283

Arquivos

Resumo

Este trabalho registra a evolução histórica do futebol, desde o seu surgimento como esporte amador, até o momento atual, como parte vital de um grande negócio. Movimenta muitos bilhões de dólares / ano e é importante componente da indústria do entretenimento, em uma sociedade midiatizada, que possui na comunicação de massa e no marketing pilares fundamentais. Considerar estas questões universais e analisá-las, traçando um paralelo entre o futebol nos países mais avançados e, no Brasil, é parte dessa pesquisa. Ao mesmo tempo, demonstrar a força do futebol, difundido mundialmente, em uma sociedade globalizada e integrada pela mídia, que compreende este e os demais esportes, nos dias de hoje, como algo extremamente profissional, com pouco espaço ao amadorismo e absolutamente ligado à sociedade do espetáculo. É esse complexo conjunto de elementos que se pretende analisar nesta dissertação: o futebol, dentro de uma sociedade do espetáculo, fruto e produtor deste espetáculo, instrumento e protagonista das relações que envolvem o entretenimento e lazer como uma das maiores atividades empresariais do mundo atual. Para isso, a revisão bibliográfica busca registros históricos do surgimento do futebol até o momento atual, contextualizando esta evolução, como um esporte que virou negócio, baseado na indústria do entretenimento. Para a melhor compreensão do futebol neste terceiro milênio e sua relação com o torcedor / cliente / consumidor em uma sociedade centrada na mídia, se coletou informações importantes, complementadas por levantamento de dados na própria mídia, nos clubes, além de questionários, entrevistas e pesquisas de mercado. A partir deste conjunto de dados foi possível identificar e analisar as principais causas destas mudanças e suas conseqüências para o próprio futebol e, até que ponto, este esporte, se transformando em negócio, vinculou-se indissoluvelmente à mídia. O estudo levantou dados do futebol no mundo e no Brasil comprovando a proximidade deste binômio futebol / mídia e a tendência de tornarem-se interdependentes no crescimento e nas crises. Afinal eles fazem parte de uma mesma indústria, do entretenimento e lazer, que têm na comunicação e no marketing importantes ferramentas para sua potencialização e desenvolvimento.
 
Palavras-chave: Futebol-negócio – Entretenimento – Marketing – Sociedade do Espetáculo – Mídia – Torcedor.

Abstract

This work registers the historical evolution of soccer, since its beginning as an amateur sport up to the present moment, as a vital part of a large business that deals with many billion dollars each year and is an important component of the entertainment industry in a media rich society that has mass communication and marketing as its basic pillars. An analysis of these subjects, regarding them as universal ones, comparing soccer in Brazil to the one in more developed countries, is part of this research. As a world-wide activity, spread out in a globalized and media integrated society that involves many other sports, soccer shows its strength as an extremely professional business that allows very little opportunity to amateurism. The objective of this dissertation is to analyze this complex relation: soccer in a spectacle society, as a product and spectacle producer, instrument and main player of the many relations that involve leisure and entertainment as one of biggest enterprise activities in the world. An extensive bibliographical research has been made to follow up and contextualize the sport evolution. Market research, interviews in clubs and media, questionnaires and polls have been made in Brazil and other countries to better understand soccer and its relation with rooters, clients, supporters and consumers. The sets of data collected allowed a deep analysis of the main causes and consequences of soccer evolution from its humble beginning to the large business it is today, intertwined with mass media in growth and crisis, closely tied to the spectacle, leisure and entertainment industry and that has marketing and communication as important tools to foster its expansion.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 12

2 HISTÓRIA DO FUTEBOL, 19
2.1 A primeira mercadoria do futebol, a bola, 19
2.2 Origem do futebol, povos distintos no tempo e espaço geográfico, 23
2.3 O futebol nasceu como lazer, treinamento militar ou Batalha campal?, 36

3 HISTÓRIA DO FUTEBOL NO BRASIL, 42
3.1 Charles Miller, o primeiro investidor do futebol no Brasil, 43
3.2 A evolução do futebol independente do aparelho de Estado, 48
3.3 Interferência do estado no crescimento e popularização do futebol, 53
3.3.1 Instrumentos institucionais do Estado, 56
3.3.2 O futebol e o regime militar, 60
3.3.3 Substituição do Estado pelas empresas (iniciativa privada), 63

4 O FUTEBOL NA ERA DO ESPETÁCULO, 70
4.1 O conceito de “sociedade do espetáculo”, 70
4.2 O espetáculo e o capital, 76
4.3 O futebol e a sociedade do espetáculo, 80

5 O FUTEBOL E O MARKETING, 87
5.1 O marketing, 87
5.2 O marketing esportivo, 91

6 O ENTRETENIMENTO, O FUTEBOL E A MÍDIA, 103
6.1 Aspectos conceituais da indústria do entretenimento, 103
6.2 A indústria do futebol, 110
6.3 A mídia e o futebol, 125
6.3.1 Direitos de TV e a mídia, 136
6.3.2 Bilheteria e a mídia, 142
6.3.3 Patrocínio e a mídia, 156
6.3.4 Licenciamento, merchandising e a mídia, 164
6.3.5 Direitos econômicos sobre os atletas e a mídia, 169
6.4 Empresas de futebol, 177

7 ARENAS DE ENTRETENIMENTO E O CONSUMIDOR, 186
7.1 Arenas multiuso, estádios midiáticos, 186
7.2 O torcedor consumidor, 196

8 O CASO VITÓRIA (ESPORTE CLUBE VITÓRIA x VITÓRIA S/A), 204
8.1 História do Vitória / conquistas esportivas, 207
8.2 Gestão amadora / semiprofissional / profissional empresarial, 213
8.2.1 Aspectos históricos dos tipos de gestão nos clubes, 220
8.2.2 Informações e dados relativos aos modelos de gestão, 228
8.3 Conclusão, 248

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 256
9.1 O futebol-negócio e sua interdependência da mídia, 258

REFERÊNCIAS, 266

ANEXOS, 277

Referência

PEREIRA, Jovino Alberto Oliveira. Futebol, de esporte amador a negócio de entretenimento e lazer em uma sociedade midiatizada. 2003. 283 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A