Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2238-7560
Dossiê: Esporte & Sociedade

Futebol, mídia e sociedade: a espetacularização da imagem do sucesso e suas influências

Número

n. 1

Ano

2019

Volume

v. 27

Tema

Dossiê: Esporte & Sociedade

Páginas

p. 95-114

Arquivos

Resumo

O futebol é o esporte mais popular do mundo. No Brasil, a modalidade não só tem grande apelo entre as massas como compõe a identidade nacional e cultural do povo, sendo capaz de provocar as mais variadas paixões, mobilizar diferentes classes sociais e influenciar, diretamente, o cotidiano, o comportamento e os sonhos dos amantes da bola. Por toda essa importância na sociedade e por sua capacidade de gerar audiência, o futebol, desde sua profissionalização nos anos 1930, tem sido altamente visado pelo jornalismo, pelo entretenimento midiático e pelo mercado publicitário. Diante disso, este artigo, por meio de levantamento bibliográfico e entrevista em grupo focal com 11 jogadores de base, objetiva compreender a espetacularização do esporte e atletas na mídia, bem como as suas influências junto a adolescentes que sonham com uma carreira profissional de sucesso no futebol.

Palavras-chave: Futebol. Espetacularização. Mídia.

Abstract

Soccer is the most popular sport in the world. In Brazil, the game not only has great appeal among the masses as the national and cultural identity of the people, being able to cause various passions, mobilize different social classes and influence, directly, the everyday, the behavior and the lovers ‘ dreams of the ball. For all the importance in society and by your ability to generate audience, soccer, since your professionalism in the years 1930, has been strongly endorsed by the journalism, by media and entertainment by the advertising market. Given this, this article, through bibliographical survey and focus group interview with 11 players, aims to understand the spectacularization of the sport and athletes in the media, as well as their influences with the teenagers who dream of a professional career of success in football.

Keywords: Soccer. Spectacularization. Media.

Referência

SILVA, Gustavo Souza da; SCHMIDT, Cristina. Futebol, mídia e sociedade: a espetacularização da imagem do sucesso e suas influências. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas. Ponta Grossa, v. 27, n. 1, p. 95-114, 2019.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A