Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 9788574854038

Histórias anunciadas

Publicidade e ditadura no Brasil dos anos 1970
Ano

2023

Páginas

155

Editora

Editora Imprensa Universitária da UFC

Arquivos

Sinopse

O presente volume é resultado de pesquisas de fôlego que estão relacionadas aos trabalhos de mestrado e doutorado desenvolvidos pelos autores em diferentes universidades do Brasil. Raquel Elisa Cartoce defendeu no Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP), em 2017, sua dissertação intitulada “O milagre anunciado: publicidade e a ditadura militar brasileira (1968-1973)”. Aqui, ela apresenta algumas das conclusões de sua pesquisa e mostra anúncios como fontes privilegiadas, pois são um importante meio de comunicação entre anunciantes – desde indústrias até o próprio governo – e relevantes setores da sociedade com grande potencial não somente de consumo de produtos, mas de ideias políticas e sociais.

Sumário

INTRODUÇÃO, 6

DO ANÚNCIO À DENÚNCIA, DO CONSÓRCIO AO DIVÓRCIO: a publicidade brasileira frente à censura e à autorregulamentação, 11
Beneângelo Soares Chagas

NAÇÃO, NACIONALISMO E CULTURA: uma análise da propaganda brasileira durante a ditadura militar, 60
David Antonio de Castro Netto

FUTEBOL E PUBLICIDADE: a censura à bandeira nacional num slide promocional para a copa de 1978, 94
Jailson Pereira da Silva

TOALHAS, REVISTAS E UMA BICICLETA: O milagre econômico nas páginas publicitárias, 119
Raquel Elisa Cartoce

OS AUTORES, 154

Referência

SILVA, Jailson Pereira da. Histórias anunciadas: Publicidade e ditadura no Brasil dos anos 1970. Fortaleza: Editora Imprensa Universitária da UFC, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A