Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Implementação de um currículo dos futebóis para a Educação Física nos anos finais do ensino fundamental

Ano

2023

Faculdade/Universidade

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado Profissional em Educação Física

Páginas

186

Arquivos

Resumo

A proposta do presente estudo partiu da inquietação quanto ao ensino do futebol na Educação Física escolar, sobretudo à possibilidade de desvincular este processo de uma perspectiva tecnicista, pautada apenas no saber fazer. Com essa problematização, elaboramos um currículo para o ensino dos futebóis para os anos finais do Ensino Fundamental. Futebóis estes entendidos como um fenômeno plural, que tem espaço para a diversidade, superando a ideia de que o futebol espetacularizado é o único futebol possível. O estudo teve como objetivo investigar a elaboração de um currículo dos futebóis para a Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, e a implementação de uma unidade didática deste currículo com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, assim como analisar os processos educativos emergentes dessa intervenção. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação demarcada pela implementação de uma unidade didática, composta por 12 aulas, pautadas na lógica interna e na lógica externa do futebol. O instrumento de produção de dados utilizados foi o diário de aula, tendo como fontes a observação participante e gravações de áudios. Os dados coletados da pesquisa foram analisados mediante a análise de categorias de codificação em três etapas: organização e leitura dos documentos, codificação dos materiais e categorização. Os resultados e a sua análise estão organizados em uma categoria descritiva referente à descrição da elaboração do currículo e sua apresentação e outras três categorias analíticas. A primeira, “As experiências dos(as) alunos(as) a partir dos futebóis”, evidenciou as principais experiências dos(as) alunos(as) que emergiram através da participação nas aulas dos futebóis, bem como as relações de gênero que transpassaram essas experiências. A segunda, “O currículo dos futebóis”, denota a vivência dos(as) alunos(as) com os futebóis através da lógica interna e da lógica externa do jogo, analisando a conscientização tático-técnica e os diálogos e reflexões críticas sobre a influência da política no futebol, e, a terceira “Desafios e dificuldades da professora pesquisadora na implementação do currículo dos futebóis”, está voltada para a autoanálise da experiência docente com seus limites e possibilidades. Consideramos que o currículo dos futebóis possibilitou aos(às) alunos(as) experiências positivas e inclusivas, e uma aprendizagem pautada pelos saberes corporais, conceituais e atitudinais, tendo os(as) alunos(as) acesso à dimensão sociocultural do futebol, através da lógica externa do jogo.

Palavras-chave: Educação Física Escolar; Ensino Fundamental anos finais; Futebol; Futebóis; Currículo.

Abstract

The proposal of this current study arises from the concerns about teaching soccer in school physical education, and above all the possibility to unlink this process from a technical perspective guided only in knowing how to do so. Regarding this problem, we elaborate a curriculum to teach soccer in the final years of elementary school. Soccer, itself is understood as a plural phenomenon , which has a room for diversity, overcoming the idea that the spectacularized soccer is the only one possible. The study aimed to investigate the elaboration of a soccer’s curriculum for physical education in the final years of elementary school, and the implementation of a didactic unit of this curriculum with a group of 8th graders of elementary school , and analyze the education processes emerging from this intervention. It is about qualitative research like a research-action marked by the implementation of a didactic unit, composed of 12 classes, guided with the internal and external logic of soccer. The data product instrument used was the class diary, having as sources the participant observations and the audio records. The collected data from the research were analyzed through the analysis of the codification categories in three steps: the organization and reading of the documents, codification and categorization of the materials. The results and their analysis are organized into a descriptive category referring to the description of curriculum development and its presentation, and three other analytical categories. The first is, “The students experience through soccer”, evidenced by the main experiences which emerged through the attending in the soccer classes, as well the genre relations that overtaken these experiences. The second is, “Soccer’s Curriculums” denote the students’ experience with soccer through the internal and external logic of the game, analyzing the consciousness tactic-technical and the dialogues and critical reflections about the political influence in soccer and, the third “Challenges and difficulties of the research teacher in the implementation of the Soccer’s curriculum” is focused on the self-analysis of the teaching experience with its limits and possibilities. It is considered that the soccer’s curriculum enables the students to have positive and inclusive experiences, and a learning guided by body, conceptual and attitudinal knowledge, giving them access to the soccer sociocultural dimension through the external logic of the game.

 

Sumário

APRESENTAÇÃO, 14

1 INTRODUÇÃO, 17
1.1. Objetivos, 20

2 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, 21
2.1. Algumas considerações sobre a conceituação de currículo, 21
2.2. Educação Física escolar e Currículo, 26
2.3. Dos PCNs (1997) à BNCC (2017/18): percurso histórico, 32

3 FUTEBOL E FUTEBÓIS, 39
3.1 Abordagem conceitual, 39
3.2 Abordagem pedagógica, 44

4 CORPO E GÊNERO: UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL, 57
4.1 As relações de gênero na Educação Física escolar, 60

5 TRAJETÓRIA METODOLÓGICA, 68
5.1 Abordagem qualitativa, 68
5.1.1 Pesquisa ação, 69
5.2 Universo da pesquisa, 70
5.2.1 Participantes, 71
5.3 Técnicas de produção de dados, 72
5.4 Procedimentos para a análise de dados, 74

6 RESULTADOS E DISCUSSÃO, 79
6.1 A elaboração do currículo dos futebóis, 79
6.1.1 Apresentação do currículo dos futebóis, 82
6.2 As experiências dos(as) alunos(as) a partir dos futebóis, 116
6.2.1 “Eu me senti respeitado com os outros e adorei”, 116
6.2.2 “Se fosse um menino, tudo bem, eu já esperava isso, mas fico triste por serem duas meninas e minhas amigas”, 125
6.3 O currículo dos futebóis, 137
6.3.1 “Professora, a gente pode parar um pouco o jogo e fazer uma roda de estratégia?”, 146
6.3.2 “É Davi Luiz, o futebol não seria um lugar para você”, 154
6.4 Desafios e dificuldades da professora pesquisadora na implementação do currículo dos futebóis, 157

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS,  163

APÊNDICES, 171
APÊNDICE A – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido 172
APÊNDICE B – Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, 177

ANEXOS, 181
ANEXO A – Parecer consubstanciado do CEP, 182

Referência

BARRETO, Mariama Silva Gouvêa. Implementação de um currículo dos futebóis para a Educação Física nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 186 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A