Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Internacionalização dos Clubes de Futebol

Ano

2023

Faculdade/Universidade

Faculdade de Economia, Universidade do Porto

Orientador(a)

Óscar Afonso

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Economia e Gestão Internacional

Páginas

50

Arquivos

Resumo

Nas últimas décadas verificaram-se alterações significativas na indústria do futebol, nomeadamente no que ao seu crescimento diz respeito. A elevada competitividade que se faz sentir no universo do futebol leva os clubes a repensar as suas estratégias, os seus investimentos e a forma como podem expandir o seu alcance. A dificuldade em encontrar um equilíbrio entre os resultados financeiros e desportivos obrigou, por um lado, à profissionalização da gestão dos clubes e, por outro lado, a alteração de práticas com vista a alcançar esse fim. Nesse sentido, a internacionalização dos clubes, quer seja ela através da marca ou da criação de redes mundiais de clubes, foi adotada como uma das principais estratégias. O objetivo desta dissertação passa por olhar para duas estratégias de internacionalização, adotadas por alguns clubes de topo. (i) através da marca; (ii) do fenómeno de Multi-Club Ownership (MCO). Este último é um fenómeno que tem vindo a registar uma tendência de crescimento uma vez que promove uma série de vantagens competitivas para os clubes. A metodologia para analisar o desempenho ao nível da internacionalização dos clubes foi qualitativa e teve como objetivo averiguar o impacto da internacionalização no sucesso dos clubes. Para tal, foram analisados três casos de estudo, o do F.C. Barcelona, associado à internacionalização através da marca e o do City Footbal Group (CFG), grupo detentor do Manchester City e da Red Bull, detentora do RB Leipzig, sendo estes os dois casos mais notórios no panorama atual na esfera de MCO.

Palavras-chave: Globalização; Internacionalização; Indústria do futebol; Multi-Club Ownership; Internacionalização através da marca; Performance desportiva; Performance financeira;

Abstract

In recent decades there have been significant changes in the football industry, due to its growth. The high competitiveness that is felt in the world of football leads clubs to rethink their strategies, their investments and how they can expand their reach. The difficulty in finding a balance between financial and sporting results forced the professionalization of the club’s management, and the practices adopted to achieve this goal. In this sense, the internationalization of clubs, whether through the brand or the creation of world networks of clubs, was adopted as one of the main strategies. The objective of this dissertation is to look at two internationalization strategies, adopted by some top clubs, such as internationalization through the brand and the phenomenon of Multi-Club Ownership (MCO). The latter is a phenomenon that has been registering a growing trend since it promotes several competitive advantages for the clubs. The methodology to analyze the performance at the level of the internationalization of the clubs was the qualitative one and aimed to ascertain the impact of internationalization on the success of the clubs. To this end, three case studies were analyzed, the F.C. Barcelona one, associated with internationalization through the brand and the City Football Group (CFG), the group holding Manchester City and Red Bull, holder of RB Leipzig, these being the two most notorious cases in the current landscape in the MCO sphere.

Keywords: Globalization; Internationalization; Football industry; Multi-Club Ownership; Internationalization through the brand; Sports performance; Financial performance

Referência

LOPES, João Pedro Barbosa Malpique de Paiva. Internacionalização dos Clubes de Futebol. 2023. 50 f. Dissertação (Mestrado em Economia e Gestão Internacional) - Faculdade de Economia, Universidade do Porto, Porto, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A