Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2178-5945

Jogando e pensando os futebóis nas aulas de Educação Física

Arquivos

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar a implementação de uma unidade didática dos futebóis, com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, assim como analisar os processos educativos emergentes dessa intervenção. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação demarcada pela implementação de uma unidade didática, composta por 12 aulas, pautadas na lógica interna e na lógica externa do futebol. O instrumento de produção de dados utilizados foi o diário de aula, tendo como fontes a observação participante e gravações de áudios. Os dados coletados foram analisados mediante a análise de categorias de codificação em três etapas: organização e leitura dos documentos, codificação dos materiais e categorização. Os resultados demonstram que a unidade didática dos futebóis possibilitou aos(às) alunos(as) experiências positivas e inclusivas, e uma aprendizagem pautada pelos saberes corporais, conceituais e atitudinais, tendo os(as) alunos(as) acesso à dimensão sociocultural do futebol, através da lógica externa do jogo.

Palavras-chave: Educação Física Escolar, Ensino Fundamental Anos Finais, Futebol, Futebóis

Resumo (outro idioma)

El objetivo de la investigación fue investigar la implementación de una unidad didácticade los futboles, con un grupo de 8º grado de la Educación Primaria, así como analizar los procesos educativos emergentes de esta intervención. Se trató de una investigación cualitativa de tipo investigación-acción demarcada por la implementación de una unidad didáctica, compuesta por 12 clases, basada en la lógica interna y en la lógica externa del fútbol. El instrumento de producción de datos utilizado fue el diario de clase, teniendo como fuentes la observación participante y grabaciones de audio. Los datos recopiladosfueron analizados mediante el análisis de categorías de codificación en tres etapas: organización y lectura de los documentos, codificación de los materiales y categorización. Los resultados demuestran que la unidad didáctica de los futbolesposibilitó a los(as) alumnos(as) experiencias positivas e inclusivas, y un aprendizaje basado en los saberes corporales, conceptuales y actitudinales, teniendo los(as) alumnos(as) acceso a la dimensión sociocultural del fútbol, a través de la lógica externa del juego.

Palabras clave: Educación Física Escolar;Educación Primaria Últimos Años; Fútbol; Futboles.

Abstract

The study aimed to investigate the implementation of a didactic unit about soccers, with a group of 8th graders of elementary school, and analyze the education processes emerging from this intervention. It is about qualitative research like a research-action marked by the implementation of a didactic unit, composed of 12 classes, guided with the internal and external logic of soccer. The data product instrument used was the class diary, having as sources the participant observations and the audio records. The collected data were analyzed through the analysis of the codification categoriesin three steps: the organization and reading of the documents, codification and categorization of the materials. The results demonstrate that the soccers didactic unit enables the students to have positive and inclusive experiences, and a learning guided by body, conceptual and attitudinal knowledge, giving them access to the soccer sociocultural dimension through the external logic of the game.

Keywords:School Physical Education; Elementary School Final Years; Soccer; Soccers.

Referência

BARRETO, Mariama Silva Gouvêa; THIENGO, Carlos Rogério; RAMOS, Glauco Nunes Souto; SOUZA JúNIOR, Osmar Moreira de. Jogando e pensando os futebóis nas aulas de Educação Física. Corpoconsciência. Cuiabá, v. 27, p. e16579, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A