Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2595-4881

Jogar futebol como uma garota: relações com o saber e os estudos de gênero

Periódico / Revista

Cenas Educacionais

Ano

2022

Volume

v. 5

Páginas

p. 1-31

Arquivos

Resumo

Traçando uma analogia entre o fracasso escolar problematizado por Bernard Charlot e o fracasso esportivo de meninas no futebol, nesse ensaio, refletimos sobre as aproximações e tensões teóricas entre os escritos desse autor e os estudos pós estruturalistas de gênero. Argumentamos que esse diálogo, além de contribuir para a reflexão sobre as influências das relações de gênero para as relações com o saber, é bastante profícuo, já que ambas as perspectivas enfocam a problemática da agência, sem, no entanto, renunciar à enunciação das interpelações políticas, normativas e institucionais.  Para desenvolver essa argumentação, primeiramente, apresentamos os discursos culturais acerca do futebol praticado por meninas e mulheres no Brasil, evidenciando e problematizando a forma como eles colocam-nas em situação de fracasso esportivo. Em seguida, fazemos um breve incurso de aproximação entre as relações de gênero e o aprender. Em terceiro lugar, apresentamos uma problematização ao “fracasso esportivo”, com base nas reflexões de Charlot, atravessadas pelo referencial dos estudos de gênero, buscando indagar questões ligadas às relações de sentido e de mobilização como forma de fazer gênero. Em quarto lugar, apresentamos um argumento alternativo ao fracasso esportivo, evidenciando as relações de sentido e de mobilização como forma de performatizar gênero. E por fim, trazemos a ideia de aprender como incorporação. Assim, buscamos frisar a importância de construir espaços plurais de participação no futebol, para que frente aos discursos culturais que o caracterizam como uma atividade de contato, agressiva e perigosa para meninas, elas sejam capazes de tensionar, transgredir e fazer “gênero”.

Palavras-chave: Jogar, Futebol, Meninas

 

Resumo (outro idioma)

Estableciendo una analogía entre el fracaso escolar problematizado por Bernard Charlot y el fracaso deportivo de las niñas en el fútbol, en este ensayo reflexionamos sobre las aproximaciones y tensiones teóricas entre los escritos de este autor y los estudios de género postestructuralistas. Argumentamos que este diálogo, además de contribuir a la reflexión sobre las influencias de las relaciones de género para las relaciones con el saber, es muy fructífero, ya que ambas perspectivas se centran en la problemática de la agencia, sin por ello renunciar a la enunciación de las interpelaciones políticas, normativas e institucionales. Para desarrollar este argumento, presentamos en primer lugar los discursos culturales sobre el fútbol practicado por niñas y mujeres en Brasil, destacando y problematizando la forma en que las colocan en una situación de fracaso deportivo. A continuación, hacemos una breve aproximación entre las relaciones de género y el aprendizaje. En tercer lugar, presentamos una problematización del “fracaso deportivo”, a partir de las reflexiones de Charlot, atravesadas por el referencial de los estudios de género, tratando de indagar en cuestiones relacionadas con las relaciones de sentido y movilización como forma de hacer género. En cuarto lugar, presentamos un argumento alternativo al fracaso deportivo, destacando las relaciones de significado y movilización como forma de realizar el género. Y por último, aportamos la idea del aprendizaje como incorporación. Así, buscamos enfatizar la importancia de construir espacios plurales de participación en el fútbol, para que frente a los discursos culturales que lo caracterizan como una actividad de contacto, agresiva y peligrosa para las niñas, ellas sean capaces de tensar, transgredir y hacer “género”.

Palabras clave: Jugar; Fútbol; Niñas. 

Abstract

Drawing an analogy between school failure problematized by Bernard Charlot and girls’ sportive failure in soccer, in this essay we reflect about the theoretical approximations and tensions between the writings of this author and the post-structuralist gender studies. We argue that this dialogue, besides contributing to the reflection on the influences of gender relations for the relations with knowledge, is very fruitful, since both perspectives focus on the problematic of agency, without, however, renouncing to the enunciation of political, normative and institutional interpellations. To develop this argument, we first present the cultural discourses about soccer played by girls and women in Brazil, highlighting and problematizing the way they place them in a situation of sports failure. Next, we make a brief approach between gender relations and learning. Thirdly, we present a problematization of the “sportive failure”, based on Charlot’s reflections, crossed by the referential of gender studies, trying toinvestigate issues related to the relations of meaning and mobilization as a way of doing gender. Fourth, we present an alternative argument to the sportive failure, highlighting the relations of meaning and mobilization as a way to perform gender. And finally, we bring the idea of learning as embodiment. Thus, we seek to emphasize the importance of building plural spaces of participation in soccer, so that in the face of cultural discourses that characterize it as a contact activity, aggressive and dangerous for girls, they are able to tense, transgress and make “gender”.

Keywords: Play; Soccer; Girls.

Referência

SILVA, Bruna Saurin; MARTINS, Mariana Zuaneti. Jogar futebol como uma garota: relações com o saber e os estudos de gênero. Cenas Educacionais. Caetité, v. 5, p. 1-31, 2022.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A