Resumo
O artigo reflete o jogo e o esporte no interior da psicologia social do filósofo G. H. Mead, como orientação para a Educação Física escolar. Inicialmente indica os princípios do ‘condutismo social’ [sociedade, pessoa e mente]. Em seguida mostra a ‘emergência’ do ‘outro generalizado’ na passagem do jogo ao esporte. Mais adiante destaca o ‘movimento renovador’ da década de 80 e algumas referências para o ensino no Brasil. Finalmente reflete a necessidade de compreender o desenvolvimento do self na educação escolar, destacando as concepções ‘críticas’ para a formação didática dos professores.
Abstract
The article think about the game and the sport within the social psychology theory of the philosopher G. H. Mead in the field of Physical Education. Initially indicates the principles of ‘social behaviourism’ [society, person and mind]. Then shows the ‘emergency’ of the ‘generalized other’ in the transition from the game to the sport. Further highlights the ‘renewal movement’ of the 80s and some references of education in Brazil. Finally think about the need to understand the development of the self in school education, highlighting the “critical” concepts for the didactic education of teachers.
Referência
CARDOSO, Carlos Luiz. Jogo, esporte, criança e ensino: aproximações com a Psicologia Social de Mead.
Motrivivência. Florianópolis, v. 26, n. 42, p. 263-280, 2014.