Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2675-8067

“Morreu ao ouvir o tento da derrota”: o “ludens narrativo” da linguagem radiofônica

Número

n. 3

Ano

2023

Volume

v. 14

Páginas

p. 140-165

Arquivos

Resumo

Desde o processo de popularização do rádio, a narração esportiva se tornou um dos pilares deste veículo. A união das sonoridades presente nos estádios com os recursos sonoros dos locutores e de elementos técnicos proporcionados pela radiofonia criam uma atmosfera de sentidos que integra o ouvinte à narrativa. Neste artigo, apresento uma proposta de análise das narrativas elaboradas a partir das sonoridades esportivas que venho definindo como “ludens narrativo”. A partir da narração da Rádio Nacional da final da Copa de 1950 e seus metadiscursos em três jornais nacionais (O Globo, Folha da Manhã e A Noite), vou indicar como a narrativa (RICOUER, 2010), o jogo (HUIZINGA, 1972) e o imaginário (DURAND, 1997), que compõem esse “ludens narrativo”, constroem um ambiente que convida o ouvinte “jogar o jogo”, afetando diretamente seus sentimentos e provocando reações extremas.

PALAVRAS-CHAVE: narrativa, Copa de 1950, atmosfera, lúdico, imaginário

Resumo (outro idioma)

Desde el proceso de popularización de la radio, la narración  deportiva se ha convertido en uno de los pilares de este vehículo. La unión de los sonidos presentes en los estadios con los recursos sonoros de los locutores y los elementos técnicos que aporta la radiofonía crean una atmósfera de sentidos que integra al oyente en la narrativa. En este artículo presento una propuesta para analizar las narrativas elaboradas a partir de los sonidos deportivos que vengo definiendo como “narrative ludens”. A partir de la narración de Rádio Nacional de la final del Mundial de 1950 y sus metadiscursos en tres diarios nacionales (O Globo, Folha da Manhã y A Noite), señalaré cómo la narración (RICOUER, 2010), el juego (HUIZINGA, 1972) y los imaginarios (DURAND, 1997), que componen este “ludens narrativo”, construyen un ambiente que invita al oyente a “jugar el juego”, incidiendo directamente en sus sentimientos y provocando reacciones extremas.

Palabras clave: Narrativa; Mundial 1950; Ambiente; Ludens; Imaginario.

Abstract

Since the radio popularization process, narratives about sports had become one of the pillars of this vehicle. The union of the sounds present in the stadiums with the sound resources of the announcers and technical elements provided by radiophony create an atmosphere of senses that integrates the listener into the narrative. In this article, we present a proposal to analyze the narratives elaborated from the sports sounds that have been defined as “narrative ludens”. Based on Rádio Nacional’s narration of the 1950 World Cup final and its metadiscourses in three national newspapers (O Globo, Folha da Manhã and A Noite), I will indicate how the narrative (RICOUER, 2010), the game (HUIZINGA, 1972) and the imaginary (DURAND, 1997), which make up this “narrative ludens”, build an environment that invites the listener to “play the game”, directly affecting their feelings and provoking extreme reactions.

Keywords: Narrative; World Cup 1950; Atmosphere; Ludens; Imaginary.

Referência

MOSTARO, Filipe Fernandes Ribeiro. “Morreu ao ouvir o tento da derrota”: o “ludens narrativo” da linguagem radiofônica. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora. Mariana, v. 14, n. 3, p. 140-165, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A