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Dissertação

O clube no coração e/ou no bolso

Os processos de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedor
Ano

2016

Faculdade/Universidade

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Lazer

Páginas

119

Arquivos

Resumo

Ao longo do tempo, o futebol passou por inúmeras mudanças, influenciadas por diversos eventos, que alteraram a forma como o futebol é administrado e também como é vivenciado. Consequentemente, as relações entre os envolvidos com o esporte também se modificaram. Entre essas mudanças está a relação entre os torcedores e o clube. Um dos fenômenos que vem modificando esta relação é a emergência dos programas de sócio torcedor. O objetivo do presente estudo foi analisar a relação que torcedores do Clube Atlético Mineiro estabelecem com o programa de sócio torcedor do clube. Especificamente buscou-se identificar o perfil socioeconômico dos frequentadores dos jogos, a opinião que esses têm sobre o programa de sócio torcedor, as relações que os torcedores estabelecem com o referido programa e como o clube compreende a relação com sua torcida, participante ou não do seu programa de sócios. Para tanto, foram realizados levantamento bibliográfico, documental e trabalho de campo. O levantamento bibliográfico consistiu na busca de trabalhos acadêmicos que abordaram o fenômeno do sócio torcedor. Do ponto de vista documental, analisou leis, borderôs e o website do programa. O trabalho de campo consistiu na análise dos dados de 435 questionários coletados em cinco partidas do Campeonato Brasileiro de 2015, sendo que deste total 286 são sócios torcedores e 149 não são sócios. Também foram realizadas entrevistas com torcedores sócios, não sócios e um gestor do programa Galo na Veia. Após a análise, os resultados mostraram que o perfil dos sócios é composto por homens, solteiros, jovens, com nível superior de escolaridade, profissionalmente alocados no setor privado, residentes em Belo Horizonte e que utilizam veículo próprio para ir ao estádio. Identificou-se que o programa tem, de forma geral, uma aceitação significativa por parte dos torcedores, embora os mesmos tenham pouco conhecimento sobre o programa, atendo-se principalmente à questão do acesso ao estádio. Os dados também mostraram que o programa de sócio torcedor modificou a relação entre torcida e clube e configura-se como um símbolo de distinção entre os torcedores. A compreensão da relação do clube com sua torcida está orientada sob uma lógica empresarial, cujo modelo de conexão com o torcedor teve como referência o processo de mercantilização do torcer, que se estabeleceu em outros países. O processo de mercantilização do torcer acaba por limitar essa experiência a um grupo restrito, retirando aqueles que não têm condições de arcar com os valores que essa lógica impõe. Essa pesquisa também pode promover a reflexão dos gestores dos programas de sócios, para que possam mediar os interesses econômicos do clube sem a exclusão sumária dos torcedores de baixa renda.

Palavras-chave: Futebol. Torcida. Programas de sócio torcedor. Mercantilização do torcer

Abstract

Over time football has undergone numerous changes influenced by various events that have altered the way it is managed and also how it is experienced. Consequently, the relations between those involved with the sport have also changed. Among these changes are the relationship between the supporters and the club. One of the phenomena that have been modifying this relationship is the emergence of the fan membership program. The aim of this study was to analyze the relationship that supporters of Clube Atlético Mineiro establish with the fan membership program. Specifically sought to identify the socioeconomic profile of frequenters of the games, their opinion about the fan membership program, relations that supporters have with this program and how the club understands the relationship with their supporters, participant or not of its fan membership program. For that, a bibliographical, documentary and fieldwork survey was carried out. Bibliographical research consisted of the search for academic papers that approached the phenomenon of the supportive member. Documentary research analyzed laws, match reports and the program’s website. Fieldwork consisted of the analysis of the data of 435 questionnaires collected in five games of the Brazilian Championship of 2016, of which 286 are members of the fan membership program and 149 are non-members. There were also interviews with supporters members, non-members and a manager of the fan membership program, the Galo na Veia. After analysis, results showed that the profile of the members is composed of men, singles, young people, with higher education level, professionally allocated in the private sector, residents of Belo Horizonte and using their own vehicle to go to the stadium. It was identified that the program has in general, a significant acceptance by the supporters although they have little knowledge about the program, focusing mainly on the issue of access to the stadium. Data also showed that the fan membership program has modified the relationship between supporters and club and is set as a symbol of distinction between fans. The understanding of the relationship between the club and its fans is guided by a business logic, whose model of connection with the supporter was based on the process of commodification of support established in other countries. The commodification process of support ends up limiting this experience to a narrow group, removing those who cannot afford the values that this logic requires. This research may also promote the reflection of club program managers so that they can mediate the club’s economic interests without the summary exclusion of low-income supporters.

Keywords: Football. Supporters. Fan membership program. Commodification of support.

Sumário

Apresentação, 13

1. Introdução, 16
1.1.Objetivo, 23
1.2.Objetivos específicos, 23
1.3.Caminhos Metodológicos, 23

2. O moderno esporte chega a BH: da introdução do futebol à formação das torcidas, 27
2.1.Os Primeiros “passes” do Futebol no Brasil, 28

3. Do moderno futebol aos modernos torcedores: os processos de mercantilização do torcer, 43
3.1.O Programa de Sócio Torcedor do Atlético, 57

4. Pesquisa de Campo: Quem são os torcedores?, 64
4.1.Com a palavra o torcedor: as opiniões sobre o programa de sócios, 78

5. Da relação entre torcida e clube, 81
5.1.O clube e o torcedor: uma relação que mudou, 96

Considerações finais, 101
Referências, 105
Apêndices, 111

Referência

SANTANA, Thiago José Silva. O clube no coração e/ou no bolso: Os processos de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedor. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado em Lazer) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
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