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Dissertação

O futebol como agente de inclusão e interação social

Um estudo de caso sobre as escolinhas de futebol de Florianópolis - SC
Ano

2005

Faculdade/Universidade

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Engenharia de Produção

Páginas

131

Arquivos

Resumo

Este estudo traz como idéia central, verificar as possibilidades de inclusão e interação social através do futebol dentro de uma realidade específica das escolinhas de futebol existentes em Florianópolis, Estado de Santa Catarina. Para tanto, o método adotado se caracteriza como sendo de pesquisa exploratória, do tipo estudo de caso, numa abordagem qualitativa e quantitativa, tendo seu percurso através de uma revisão da literatura, onde se busca fazer um resgate histórico e cultural do futebol brasileiro, apontar suas fases e transformações, seu entendimento como esporte coletivo promotor de ações cooperativas e competitivas. Na análise dos resultados pôde-se constatar a forma tecnicista de abordagem do tema e condução do processo de ensino aprendizagem por parte dos responsáveis por escolinhas. Esta constatação apresenta ligação direta com a falta de formação acadêmica específica na área de Educação Física por parte dos responsáveis das escolinhas em estudo, que possibilite o entendimento da importância de um Projeto Político Pedagógico que defina intenções e objetivos, oriente ações e aponte estratégias a serem avaliadas e reavaliadas constantemente. Diante dos resultados, propõe-se um Programa para Inserção da Interação Cooperativa e/ou Competitiva em Escolinhas de Futebol como Fator de Inclusão Social, através da indicação de ações conscientes, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento integral de seres humanos comprometidos consigo mesmo, com seu próximo e com o meio, a fim de transformar essa estrutura social e torná-la mais justa e humana, usando como agente promotor o futebol.

Abstract

The present study has as its main idea to verify the possibilities of social interaction through soccer in the specific reality of soccer training schools, specialized in children, which exist in Florianópolis, Santa Catarina State. To reach this goal, the chosen methodology was the exploratory survey, case study type, in a qualitative approach. It was done through a literature revision, aiming a historical and cultural review of the Brazilian soccer, pointing out its phases and changes, its role as a collective sport, promoter of competitive and cooperative actions. In the analysis of the results it was possible to verify the technical approach form that the professionals use to conduct the learning process in soccer training schools. Such evidence is directly related to the non-academic Physical Education habilitation of the mentioned professionals that would show the importance of a Educational Political Project, able to define intentions and objectives, guide actions and point out the strategies that need to be evaluated constantly. Taking the results into consideration, it is proposed a program called Competitive and Cooperative Social Interaction Process of Inclusion in soccer training schools, through conscious actions, thus contributing to the integral development of human beings that are compromised with themselves, with the society and with the environment, aiming to transform the present social structure to make it fairer and more human, using soccer as the promoting agent.

Sumário

Lista de ilustrações, 9

1 INTRODUÇÃO, 12

1.1 Apresentação do Tema, 12

1.2 Delimitação do Problema, 13

1.3 Justificativa, 13

1.4 Objetivos, 14

1.4.1 Objetivo geral, 14

1.4.2 Objetivos específicos, 14

1.5 Especificações do Estudo, 16

1.6 Estruturação do Estudo, 17

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA , 19

2.1 Um Resgate do Processo Histórico e Construção e Transformação do Futebol Jogado no Brasil, 19

2.1.1 A origem do futebol brasileiro, 19

2.1.2 O futebol como parte da cultura do povo brasileiro, 21

2.1.3 A democratização do futebol brasileiro, 24

2.1.4 A profissionalização do futebol brasileiro, 25

2.1.5 O esporte moderno: uma breve retrospectiva, 28

2.1.5.1 A iniciação esportiva e seus efeitos psicológicos, 30

2.1.5.2 O fenômeno do jogo e a sua relação com o esporte, 35

2.1.6 Os paradigmas do futebol “arte” e futebol “força”, 36

2.1.7 A natureza competitiva e cooperativa do esporte “futebol”, 40

2.2 O Futebol num Contexto Específico: Escolinhas de Futebol, 43

2.2.1 O surgimento das escolinhas de futebol, 43

2.2.2 Considerações sobre algumas concepções de aprendizagem, 44

2.2.2.1 As concepções voltadas ao ensino do futebol, 46

2.2.3 Uma adaptação dos métodos de ensino para esportes coletivos às escolinhas de futebol, 49

2.2.4 O futebol como agente para a inclusão social, 55

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, 58

3.1 Pesquisa Bibliográfica, 59

3.2 Pesquisa de Campo, 60

3.2.1 Elaboração do questionário, 61

3.2.2 Definição das variáveis, 61

3.2.3 Identificação do público-alvo, 63

3.3 Análise das Questões, 64

3.4 Caracterização das Unidades do Estudo, 65

3.4.1 Escola de Futebol A, 65

3.4.2 Escola de Futebol B, 66

3.4.3 Escola de Futebol C, 67

3.4.4 Escola de Futebol D, 68

3.4.5 Escola de Futebol E, 69

3.4.6 Escola de Futebol F , 70

3.4.7 Escola de Futebol G, 71

3.4.8 Escola de Futebol H, 72

3.4.9 Escola de Futebol I, 73

3.4.10 Escola de Futebol J, 74

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS, 75

4.1 Apresentação dos Dados, 75

4.2 Proposta de Programa para Inclusão de Interação Social Cooperativa e Competitiva em Escolinhas de Futebol, 100

4.2.1 Objetivo geral, 100

4.2.2 Objetivos específicos, 101

4.2.3 Justificativa, 101

4.2.4 Conteúdo, 102 4.2.5 Material utilizado, 103

4.2.6 Escolinha que utiliza o método de interação social cooperativa e competitiva: Escola de Futebol do Avante, 103

4.3 Conclusão do Capítulo, 104

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 106

5.1 Alcance dos Objetivos, 107

5.2 Limitações do Estudo, 110

5.3 Recomendações, 110

REFERÊNCIAS, 111

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR, 114

APÊNDICE, 116

Apêndice A – Questionário aplicado aos responsáveis por escolas de futebol de Florianópolis , 116

ANEXO, 120

Anexo A – Organização do campeonato entre escolinhas de futebol de Florianópolis, 120

Referência

WILPERT, Raul Antônio. O futebol como agente de inclusão e interação social: Um estudo de caso sobre as escolinhas de futebol de Florianópolis - SC. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
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